Dois projetos da SME foram premiados pelo programa Conectando Saberes e participaram do seminário Conectando Boas Práticas
A educação de Volta Redonda ganhou, nesta semana, um importante prêmio que valoriza os avanços da educação pública no Brasil. O projeto Além do Aço e o projeto Tabuando foram premiados pelo programa Conectando Saberes, da Fundação Lemann, no Seminário Conectando Boas Práticas. A fundação tem como missão valorizar profissionais e instituições nas iniciativas de boas práticas que colaboram com o aprendizado dos alunos.
‘Estamos muito felizes em ter profissionais que se dedicam a mudar e levar práticas diferentes para a sala de aula, transformando o aprendizado e colaborando com o crescimento, não apenas educacional, mas também social dos nossos alunos. Parabéns aos profissionais e parabéns a SME por proporcionar a esses professores estrutura e liberdade para desenvolverem esses excelentes projetos’, explicou o prefeito Samuca Silva.
Nove projetos da região foram apresentados e premiados no seminário, sendo dois de Volta Redonda. Um deles, o projeto Além do Aço, movimentou cerca de duas mil crianças no município, com o envolvimento de 22 unidades escolares. Envolvendo as disciplinas de História e Geografia dos Anos Inicias, o projeto tinha como objetivo, através de uma gincana, trazer o conhecimento de forma lúdica para os alunos, mostrando que fotos, objetos e documentos são fontes históricas que auxiliam no conhecimento da história do município.
‘Acreditamos que o projeto teria um bom reconhecimento e foi muito motivador e importante ganhar esse prêmio. Tudo começou com uma gincana, que tinha como objetivo mostrar para as crianças a importância dos documentos como fontes históricas no processo de construção do conhecimento do município’, disse o implementador Douglas Lucas, vencedor do prêmio.
Outro projeto é o Tabuando, de autoria da professora Luciana Vieira de Oliveira, da Escola Municipal Jayme Martins, realizado com 31 alunos da unidade escolar. O objetivo era estimular e motivar os alunos a aprender a tabuada que se faz presente no cotidiano escolar e fora dele, além de desmistificar a ideia de decorar a tabuada, contextualizando por meio de brincadeiras e, assim, aplicando o aprendizado.