Expo Franchising ABF Rio 2019 é termômetro do mercado e traz diversas opções para quem quer investir em franquias
Mesmo em um cenário econômico desafiador, o mercado de Franchising no Rio de Janeiro mostra sua resiliência. De acordo com o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias no Estado faturou cerca de R$ 4,1 bilhões no segundo trimestre deste ano, o que representa 9,7% do faturamento do mercado nacional de franquias no período, que foi de R$ 43,122 bilhões.
O Rio é o 2o maior mercado de franquias no País em redes, atrás apenas de São Paulo. Durante a Expo Franchising ABF Rio, que ocorre de 12 a 14 de setembro, no Centro de Convenções Sulamérica, empreendedores de todo o País poderão conferir diversas opções de como se inserir neste mercado, tanto no Rio de Janeiro como em outras regiões do Brasil.
Em todo o País, o mercado de franquias registrou um crescimento nominal de 5,9% no 2º trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018. O estado do Rio de Janeiro contribuiu com este resultado. O número de marcas no Estado cresceu 15% no 2º trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo o patamar de 824 redes que operam em todo território fluminense.
Já em relação a unidades, houve uma expansão de 10%, com 11.133 pontos de venda em operação. Com esses números, o franchising no estado do Rio faturou, no segundo trimestre de 2019, R$ 4,1 bilhões, o que representa um crescimento de 5% no faturamento em comparação com igual período de 2018.
Os segmentos que concentram a maior parte das unidades franqueadas no estado do Rio de Janeiro são Alimentação (32,7%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (16,6%) e Moda (13,6%).
Na Expo Franchising ABF Rio, os interessados poderão conhecer, em um mesmo lugar, 200 marcas, nacionais e internacionais, de todos os segmentos do setor e com investimento inicial menor que R$10 mil e superior a R$ 1 milhão.
Focado em conteúdo e inovação, o evento traz além do tradicional Fórum de Franchising, uma grade de palestras bastante extensa e muito conteúdo para quem deseja empreender ou já é empreendedor e pretende ampliar sua atuação em franquia. Com a ênfase no conceito de salão de negócios, a expectativa é de propiciar aos participantes maior número de fechamento de negócios.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, o mercado de franquias, além da capital carioca, tem muito potencial em cidades como Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias e cidades próximas, de outros estados, como Juiz de Fora (MG) e Vitória (ES). “Temos um campo a desbravar com a interiorização do franchising. São regiões com dinâmicas econômicas próprias e que, em geral, são ávidas por marcas e produtos de franquias”, disse.
A feira é realizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), e será organizada pela DM Expo, empresa do Grupo DM Eventos. Os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente pela internet, a partir de R$ 25 (valor individual) ou R$ 60 (para os três dias de evento) pelo link https://bit.ly/2LBwkbO.