Esporte

Publicada em 11 de fevereiro de 2014 - 9 h 50
Copa do Mundo é tema de projeto educacional em escola de Piraí

O ano letivo de 2014 mal começou e já tem escola se preparando para trabalhar com projetos voltados para a Copa do Mundo no Brasil. Com a aproximação da copa do mundo de 2014 que será no Brasil, muitas escolas irão trabalhar com o conteúdo Copa do Mundo nas salas de aulas em várias disciplinas, principalmente na de educação física. Em Piraí/RJ não será diferente.

 

A ESCOLA

 

A Escola Luiz Marinho Vidal, fica no km 243 da Via Dutra, sentido Rio de Janeiro, bairro Jaqueira, no município de Piraí/RJ, é uma delas que além dos ensinamentos teóricos em sala de aula, terá uma diversidade de atividades práticas. A escola é dirigida pela diretora geral Cláudia Braz e a diretora-adjunta Doralice Olimpio. A escola possui cerca de 250 alunos, meninos e meninas, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental (04 a 15 anos) que poderão aprender mais um pouco sobre a Copa do Mundo e o futebol.

A equipe diretiva da escola através das diretoras, orientadoras pedagógicas e orientadoras educacionais serão os pilares para que tudo saia da forma mais organizada. A Escola Luiz Marinho Vidal é uma das 22 escolas da rede municipal de Piraí, coordenada por Sandra Gomes Simões, Secretária de Educação, que sempre incentiva as ações educacionais e sociais na escola. O Prefeito Luiz Antônio Neves, a Secretária de Educação Sandra Simões e Coordenadora de Educação Física do município Cláudia Rodgers, já confirmaram a presença nos eventos em que receberão os atletas na escola.

 

A PARTE TEÓRICA DO PROJETO

 

No início setembro de 2013, os professores de educação física começaram a se reunir, conversando e realizando os contatos para as visitas dos alunos nos clubes e as visitas dos atletas à escola. Foram escolhidos 5 clubes para a visita. Vasco, Botafogo, Volta Redonda, Flamengo e Fluminense. Discutiram e perceberam que 2014 seria um ano diferente no Brasil, por causa da Copa do Mundo. Com isso, fortaleceu junto com a direção da escola a realização do projeto.

Neste projeto os alunos aprenderão sobre a história da Copa do Mundo, passando pelos principais atletas, artilheiros e as equipes campeãs mundiais.

A ideia é que no projeto os conteúdos (futebol carioca e copa do mundo) sejam realizados de forma interdisciplinar (várias disciplinas juntas), onde os conteúdos serão trabalhados durante o 1º semestre pelas disciplinas de Educação Física, Arte, Matemática, Inglês, Geografia, História, Português, Ciências e Informática, lecionadas para os alunos do 6º ao 9º ano. Os conteúdos de cada disciplina continuarão a ser ensinados como em todos os anos. Apenas algumas ações sobre a copa do mundo, acontecerão em cada disciplina pelo menos uma vez.

Com os conteúdos mais lúdicos, os alunos menores da educação infantil ao 5º ano, também estarão inseridos no projeto juntos com as suas professoras que estão sempre à frente das turmas e com os professores de aulas extras como informática, reforço escolar e sala de leitura.

As pesquisas acontecerão através do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) que proporcionará a cada aluno da rede municipal realizar pesquisas através da internet. Os Classmates, como são chamados os computadores do UCA, serão utilizados pelos alunos para que a pesquisa seja feita “on line”, com o direcionamento dos professores. Cada disciplina poderá trabalhar o mesmo conteúdo proposto, de uma forma diferente. Por exemplo, os professores de Português poderão trabalhar com textos sobre a copa do mundo. Os de matemática com as estatísticas com os números de gols, títulos conquistados e números de copa do mundo. E os professores de história poderão contar a história das copas. Os professores de geografia poderão dividir a turma e trabalhar sobre os continentes e países participantes. Os de Arte com os logotipos e caricaturas de atletas. Os de inglês fazer uma pesquisa em quais países que irão disputar a copa do mundo que tem o inglês como língua oficial. Isso são apenas ideias, sendo que o tema é grande e somente os profissionais de cada área poderão traçar as melhores diretrizes.

O projeto também contará a história de alguns de vários clubes cariocas, entre eles: Volta Redonda, Vasco, Botafogo, clubes que até agora que manifestaram o interesse em participar do projeto. O projeto foi idealizado pelo Prof. Fernando Marlos, ex-preparador físico do Volta Redonda Futebol Clube, onde trabalha em Piraí há 13 anos e que terá ao seu lado o Prof. de Educação Física Glauber Guardengui que trabalha nos projetos sociais de futebol no Rio de Janeiro. A Educação Física apenas estará à frente do projeto, mas todos os profissionais da escola, como a direção da escola, equipe pedagógica, professores, inspetores, disciplinares e funcionários em geral estarão envolvidos nele. O Projeto Social Copa do Mundo 2014 fará parte da escola no ano letivo ocupando todo o 1º semestre, com algumas ações por disciplina. Vale lembrar que os alunos terão aulas normalmente durante todo o ano. E em alguns momentos terão esta parte sobre a copa.

 

A PARTE PRÁTICA DO PROJETO

 

E para a parte prática do Projeto Copa do Mundo 2014 os alunos da escola receberão um grande presente. Eles receberão a visita de atletas, ex-atletas e poderão visitar 3 (três) clubes de futebol e ter o contato com alguns de seus ídolos do futebol.

Para começar os 250 alunos, professores e funcionários receberão em março (dia 20) a visita dos atletas do Volta Redonda Futebol Clube. Gatti (ex-Cruzeiro, Juventude, Cuiabá e Cabofriense), Glauber (ex-Botafogo-RJ, São José-SP e CRB-AL), atualmente no Voltaço. E Valtinho, um dos maiores ídolos e artilheiros da história do Voltaço, que falarão sobre a carreira, darão conselhos, jogarão futebol e distribuirão autógrafos. Os alunos poderão conversar, abraçar e tirar fotos com os atletas. A participação dos atletas do Voltaço servirá para comemorar os 38 anos de fundação do clube com uma mega festa. Data comemorada pelo clube no dia 09 de fevereiro. Mas as surpresas não irão parar por aí.

Ainda no mês de março logo após o carnaval, será a vez do tetracampeão mundial Bebeto (Ex-Botafogo, Flamengo, Vasco e Seleção Brasileira) e Deley (Ex-Fluminense, Palmeiras e Seleção Brasileira) que receberão as homenagens e participarão do projeto da escola.

No mesmo mês de março os alunos terão a oportunidade de visitar as sedes do Volta Redonda Futebol Clube, onde serão recebidos pelo Presidente do Clube Rogério Loureiro, membros da Comissão Técnica e a mascote Jaguatirica.

Em outra data de março será a sede social do Clube de Regatas do Vasco da Gama, onde serão recebidos pelo maior ídolo da história e atualmente Presidente do Clube Roberto Dinamite.

No mês de abril será a vez de visitar a sede social do Botafogo Futebol e Regatas, sendo que as crianças poderão assistir ao treinamento do dia, conhecer alguns atletas e o conversar com o Presidente do Clube da estrela solitária Maurício Assumpção.

Ainda em Abril o ex-jogador Edmundo (ex-Palmeiras, Vasco, Flamengo e Seleção Brasileira) também fará uma visita à escola, para receber uma homenagem, falar sobre como é disputar uma Copa do Mundo e com dicas do cotidiano para os alunos. Outro tetra campeão do mundo em 1994 e um ex-jogador com passagem pelos clubes do Brasil, Alemanha e Seleção Brasileira podem confirmar a qualquer momento uma visita.

A escola visitará com os alunos em maio, o Estádio Mário Filho, o Maracanã, que está sendo reformado para a Copa do Mundo.

Os alunos terão a oportunidade de jogar os jogos inter-classes na escola com o tema Copa do Mundo, onde as equipes serão divididas com os nomes dos países campeões da copa do mundo até hoje.

Mas para visitar os clubes não será fácil. Tem que ter uma estrutura para levar os alunos. A prefeitura sempre nos ajuda numa grande parte, principalmente na estrutura do evento e alimentação dos alunos. E alguns amigos nos ajudam em outra parte com a doação dos ônibus.

Esta não é a primeira vez que atletas de futebol visitam as escolas de Piraí. Quando o professor Fernando Marlos trabalhava na Escola de Lajes, em Ribeirão das Lajes, ele conseguiu levar 2 (dois) atletas. Em 2001 o jogador Lopes, na época jogando no Palmeiras visitou a Escola de Lajes para uma palestra. Em 2007 foi a vez de Glauber visitar e ser homenageado pelos alunos. O detalhe é que um dia antes da visita, o Volta Redonda havia vencido por 2 x 1 o Flamengo, pelo campeonato carioca, sendo que o gol da vitória foi marcado por Glauber, o que deixou os alunos mais orgulhosos do atleta.

 

A PARTE FINAL DO PROJETO

 

O Projeto termina em junho de 2014 às vésperas da Copa do Mundo de 2014. Mas o maior sonho da direção, professores e funcionários da escola é poder levar alguns alunos para assistir algum jogo da Copa do Mundo no Maracanã. Qualquer jogo que seja no Maracanã. Não sabemos se iremos conseguir. Vamos trabalhar incansavelmente para que isso possa ocorrer. O nosso projeto não é apenas trazer atletas na escola e visitar clubes. Estamos muito mais longe do que isso. Estamos em ano de um grandioso evento para o nosso país que só acontecerá aqui no Brasil de novo daqui a 50 anos. Estamos tentando levar as crianças, vamos ver se conseguimos.

Além de um trabalho social, temos também o lado educativo, sendo que além do respeito mútuo e respeito às regras que a educação física e o esporte proporcionam, teremos a chance de oportunizar o contato com pessoas com uma carreira brilhante no esporte, respeitados e que com toda a humildade vieram até Piraí participar de um evento como este. É um grande presente para a comunidade e a escola.

Com este projeto a escola espera atingir o objetivo de divulgar e vivenciar na prática o que foi ensinado em sala de aula. Além, de atender e desenvolver um projeto interdisciplinar conforme os textos do Ministério da Educação, descrito na Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que cita a interdisciplinaridade entre os profissionais e setores nas escolas. 

Seu nome:
Seu-email:
Nome do amigo:
E–mail do amigo:
 
 
Você economiza água

Sim