Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia Turismo

Conselho Estadual de Segurança Turística terá estratégias integradas

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
26 de fevereiro de 2022
em Turismo
0
Conselho Estadual de Segurança Turística terá estratégias integradas
Share on FacebookShare on Twitter

Iniciativa tem como objetivo qualificar as estratégias integradas voltadas para a segurança turística

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (25/02) o decreto 47.969, que institui o Conselho de Segurança Turística (Consetur). A medida tem como finalidade qualificar as estratégias integradas voltadas para a segurança turística, o monitoramento de indicadores e acompanhamento do calendário de eventos do estado do Rio de Janeiro.

O Consetur será presidido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e terá como integrantes os secretários de Polícia Civil e de Polícia Militar, além do delegado titular da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), do comandante do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) e de representantes dos municípios e da sociedade civil.

– A criação do Conselho de Segurança Turística atende a uma demanda do setor para que as ações sejam integradas e coordenadas, com alinhamento também com os demais envolvidos na cadeia turística. Com isso, vamos oferecer ainda mais segurança aos moradores e turistas. Não dá para fazer turismo de qualidade sem infraestrutura de qualidade, assim como precisamos aprimorar cada vez mais nossa forma de fazer segurança pública – afirmou o governador Cláudio Castro.

Entre as diretrizes estabelecidas, estão o planejamento de ações integradas a partir da elaboração de índice de relevância pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), que irá definir os locais e regiões prioritárias para adoção de medidas qualificadas de segurança turística; apoiar a elaboração de estratégias para integrar as ações de formação e capacitação continuada em segurança turística para os profissionais de segurança pública; e propor a abertura e manutenção de canais permanentes de diálogo com o setor privado e os diversos órgãos públicos voltados ao turismo.

Para o secretário de estado de Turismo, Gustavo Tutuca, instituir o Consetur é fundamental para que as ações sejam planejadas e executadas de acordo com as necessidades que forem sendo apresentadas, tanto nos levantamentos realizados pelos órgãos de segurança pública quanto no diálogo com a sociedade civil, que também terá representação no conselho.

– É fundamental que estejamos todos juntos para garantir a segurança dos nossos visitantes. Quanto mais qualificada forem as ações, maior efetividade teremos. Assim, poderemos trabalhar em cima dos resultados positivos que forem sendo gerados, consolidando o Rio de Janeiro como um destino seguro para os seus turistas, fomentando o setor e gerando desenvolvimento econômico e social – finalizou o secretário.

Tags: destaquesGustavo TutucaTurismoTutuca
Anterior

Rússia veta resolução do Conselho de Segurança da ONU

Próximo

Estado do Rio de Janeiro mantém bandeira amarela para a covid

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Estado do Rio de Janeiro mantém bandeira amarela para a covid

Estado do Rio de Janeiro mantém bandeira amarela para a covid

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados