Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

Volta Redonda forma alunos do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
29 de novembro de 2019
em Educação
0
Volta Redonda forma alunos do projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’
Share on FacebookShare on Twitter

Mais de 300 estudantes do quinto ano de quatro escolas que ficam em áreas de risco receberam certificados de conclusão do curso

A última semana de novembro foi de formatura para os 330 alunos do quinto ano do ensino fundamental de quatro escolas municipais de Volta Redonda que participaram do projeto “Defesa Civil nas Escolas”. Os estudantes aprenderam como prevenir e como agir em casos de catástrofes por meio do jogo de tabuleiro “Riscolândia”, aplicado por agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O jogo, idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, apresenta aos alunos como funciona a Defesa Civil do município para que sejam multiplicadores na família e na comunidade. O “Defesa Civil nas Escolas” também conta com apresentação de vídeos e palestras. As escolas recebem o curso quinzenalmente.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, incentiva a aproximação da Defesa Civil com a população. ‘O objetivo é fazer dos alunos multiplicadores, agentes mirins de Defesa Civil, levando os conhecimentos para sua casa e comunidade, promovendo uma mudança de hábitos’, acredita Samuca.

Nesta quinta-feira, dia 28, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende, a subcoordenadora Bruna Souza Matos Nazaré e a agente Lucília Bandeira Machado, que aplica o ‘Defesa Civil nas Escolas’, estiveram na Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte, para entregar os certificados de conclusão do curso a 100 alunos da unidade.

Lucília garante que trabalhar prevenção com as crianças é muito importante. ‘Elas são muito receptivas e ávidas por aprender coisas novas. O projeto leva para dentro da sala de aula o conceito de proteção e defesa civil, como reduzir os riscos, como agir na iminência de desastres. Além disso, passamos noção de primeiros socorros e acidentes domésticos’, explicou, lembrando que, nesta semana, já entregaram certificados aos alunos das escolas municipais Juracy Varanda, no Água Limpa; Graciema Coura, no Três Poços; e Palmares, no Padre Josimo.

A diretora adjunta da Escola Municipal Jesus Menino, Estelita Imediato dos Reis, aprovou o projeto. ‘As crianças se envolveram com a prevenção. Estão mais atentas à realidade do bairro e mostraram responsabilidade com a comunidade’, falou.

Isabelly, de 11 anos, aluna da escola, aprendeu a lição. ‘Foi muito proveitoso o curso. Aprendi a agir de maneira correta em caso de acidentes e converso muito com meus pais sobre o que a Lucília (agente da Defesa Civil) ensina nas aulas’, contou.  

Leandro Rezende, que implantou o projeto em 2018, explicou que a escolha dos bairros para levar o curso considera as áreas mais afetadas pelas chuvas no ano anterior. ‘Em 2019, atendemos os bairros Três Poços, Água Limpa, Belmonte e Padre Josimo. Para 2020, vamos analisar as áreas que apresentarem mais risco nesse período de alerta. O curso começa em abril e termina em dezembro’, afirmou, lembrando que o número de alunos beneficiados quase dobrou de 2018 para 2019. Passamos de 178 para 330 estudantes formados.

Anterior

Fevre capacita conselheiros tutelares de Volta Redonda e Pinheiral

Próximo

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção no sábado

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção no sábado

Secretaria de Saúde promove ações de prevenção no sábado

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados