Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Cultura

“Caravana de Ideias 2” realiza atividades artísticas em Paraty

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
25 de novembro de 2022
em Cultura
0
“Caravana de Ideias 2” realiza atividades artísticas em Paraty
Share on FacebookShare on Twitter

Projeto prevê a produção do videoarte “Paraty_ reminiscências do Brasil” , como ação comemorativa ao Bicentenário da Independência do Brasil

De 28 de novembro a 3 de dezembro a cidade histórica de Paraty receberá, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Caravana de Ideias – iniciativa cultural gratuita idealizada pelo ator e produtor Fabrício Polido, que na edição 2022 desenvolverá um processo criativo reunindo artistas, coletivos, pensadores e povos originários – importantes personagens na formação do país e da cidade de Paraty – juntamente com profissionais do Rio de Janeiro premiados nas áreas de contação de histórias, canto, música, cenário/figurino e áudio para a produção de um videoarte sobre a temática “Bicentenário do Brasil”.

“O projeto será realizado num total de seis encontros com 30 participantes selecionados, onde desenvolveremos a pesquisa, criação, produção e coleta de materiais sonoros e visuais para posterior edição e finalização do videoarte “Paraty_ reminiscências do Brasil, que será disponibilizado gratuitamente nas redes sociais (Instagram / Facebook) e plataforma digital (Youtube) do projeto Caravana de Ideias” explica Fabrício Polido. Os encontros acontecerão na sede do Instituto Silo Cultural, que foi criado em 2003, por iniciativa dos artistas Luís Perequê e Vanda Mota, uma instituição sem fins lucrativos que visa a valorização da cultura de Paraty, promovendo a arte e a cultura tradicional e contemporânea.

Em paralelo, a Caravana de Ideias também prevê uma pesquisa de campo, que inclui visitas as comunidades de língua tupi guarani, grupos quilombolas, comunidade caiçara, entre outros, para registro videográfico e captação de áudio de depoimentos, cantos, apresentações e trabalhos, para compor o videoarte. Todo o processo de desenvolvimento, pesquisa e criação em Paraty será registrado em formato de vídeo (making off) e disponibilizado nas redes sociais do Projeto. A equipe de profissionais que coordenarão os trabalhos é formada por Fabricio Polido (idealização, coordenação geral e direção artística), José Mauro Brant (Contador de Histórias), Janaina Azevedo (Música e Canto) e Andrea Zeni (Captação e Edição de Áudio) – em parceria com profissionais locais que participaram das oficinas na primeira edição do projeto – Brisa de Souza (Produtora Local), Bruno Munari (Programador Visual), João Arierep (Registro Vídeo e Foto) – além do Instituto Silo Cultural, que sediará as atividades.

O projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do edital Retomada Cultural RJ 2.

Tags: Caravana de IdeiasCosta VerdedestaquesParaty
Anterior

Mulher fica gravemente ferida em acidente na Rio-Santos, em Angra

Próximo

MRV está com oportunidades de emprego em Volta Redonda

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
MRV está com oportunidades de emprego em Volta Redonda

MRV está com oportunidades de emprego em Volta Redonda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados