Prefeito de Paraty fará uma palestra e secretário de Estado de Turismo participará de um painel; município apresenta atrativos e terá estande exclusivo na maior feira do turismo brasileiro
O prefeito de Paraty, Luciano Vidal, e o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, são atrações da 50ª ABAV Expo, maior feira do setor turístico brasileiro e uma das mais importantes do calendário latino-americano, que reunirá profissionais atuantes do setor para apresentar novidades, realizar negócios e fortalecer relacionamentos. O evento que começa nesta quarta-feira, dia 27, segue até sexta-feira, dia 29, no Riocentro, no Rio de Janeiro.
Vidal apresentará sua palestra ‘Medidas para qualificação do Turismo em Paraty’ nesta quarta, às 17h, no espaço ABAV Talk Metamorfose. O município tem apresentado um trabalho consistente relacionado ao turismo, com um calendário de 69 eventos só em 2023.
Já Gustavo Tutuca participa do painel “Um Rio de possibilidades na promoção dos destinos turísticos do estado”, na quinta-feira, dia 28, a partir das 17h, na arena Futuros.
Segundo Tutuca, a previsão é que mais de 40 mil pessoas passem pela ABAV Expo. “Nós vamos ter a maior ABAV da história. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas, que vão estar no Riocentro nos próximos 3 dias”, ressaltou.
Paraty também marca presença com o Programa Turismo nas Escolas, que será apresentado pela Secretaria de Turismo de Paraty. “A participação da nossa cidade nestas feiras demonstra o compromisso da Prefeitura de Paraty em expandir o destino no cenário turístico e atrair visitantes de diferentes partes do mundo, já que as feiras são uma oportunidade única de divulgar os encantos históricos, culturais e naturais que a cidade possui, atraindo ainda mais visitantes nacionais e internacionais”, disse o prefeito Luciano Vidal.
Outro nome de peso que estará presente na feira é o Sebrae, que apresenta o Programa Turismo Futuro Brasil e as boas práticas nos temas Experiência, Inovação e Sustentabilidade dos 12 destinos selecionados no Edital de Destinos Turísticos Inteligentes. O Programa é uma parceria da instituição com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Além do stand também haverá 2 painéis no ABAV Talks para que cada destino apresente sua boa prática no formato de pitch de 5 min.
Paraty, juntamente com Bombinhas, Bonito, Ilhabela, Penedo e Pirenópolis, foi convidada a apresentar as suas boas práticas no painel que abordará todos os eixos da sustentabilidade. Moderada pela coordenadora de turismo do Sebrae MS, Isabella Carvalho Fernandes, a apresentação será no dia 28, às 16h, no espaço Especialização do ABAV Talks. Pela cidade de Paraty, Laíse Costa será a painelista.
Mais de 50 compradores de todo o mundo
A Embratur e a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV) convidaram representantes de operadores de turismo de 15 países para participar do Programa ABAV Hosted Buyers Club. Os 50 compradores selecionados vão participar da 50ª edição da ABAV Expo. A escolha foi feita a partir de critérios técnicos, com prioridade aos principais mercados emissores.
O grupo de compradores, que operam o setor de turismo nos EUA, México, Bolívia, Argentina, Reino Unido, Uruguai, Peru, Colômbia, Paraguai, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal, Polônia e Itália, chegam antes ao Brasil. Desde o dia 23, vão participar de viagens de familiarização (famtours) para conhecer melhor os atrativos turísticos de Foz de Iguaçu (PR) e de outras cidades do Rio de Janeiro, além da capital, que já comercializam ou que poderão colocar em suas estratégias de venda.
“Será uma oportunidade desses profissionais que comercializam pacotes para o Brasil no exterior conheçam novos destinos no Rio, permitindo a diversificação de produtos e estimulando o aumento da permanência do turista estrangeiro no nosso país. A ideia é que o turista que vem conhecer nossa Cidade Maravilhosa também opte por conhecer a diversidade de atrativos de sol e praia em todo o litoral, nossos patrimônios naturais e históricos, como Paraty, e nosso ecoturismo e turismo de aventura nos Parques Nacionais”, detalhou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Os convidados também participarão de capacitações promovidas pela equipe técnica da Embratur. Nos workshops, a Agência irá apresentar a diversidade de destinos turísticos brasileiros que recebem estrangeiros, especialmente os de turismo de natureza, aventura e de experiência. A intenção é mostrar que, além de sol e praia, o Brasil é rico em biodiversidade – tema que também será trabalhado nas próximas campanhas da Embratur na América Latina e Europa.
Durante os três dias da ABAV Expo 2023, os 50 compradores ainda terão reuniões e rodadas de negócios com os expositores da feira, com o objetivo de promover os produtos e serviços turísticos brasileiros.
A ABAV Expo reúne cerca de 1.500 marcas, entre elas operadoras de turismo, redes hoteleiras e hotéis boutique, armadoras, companhias aéreas, atrações, parques temáticos, empresas de tecnologia, destinos nacionais e internacionais, entre outros.