Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Dezesseis Unidades Básicas de Saúde oferecem atividades físicas em Volta Redonda

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
22 de novembro de 2024
em Cidades
0
Dezesseis Unidades Básicas de Saúde oferecem atividades físicas em Volta Redonda
Share on FacebookShare on Twitter

Caminhada orientada, funcional e pilates são algumas das práticas disponíveis para a população de qualquer idade

Qual é a sua desculpa para não fazer atividade física? Repense, pois 16 unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda oferecem a prática gratuitamente. Entre as modalidades estão caminhada orientada, funcional e pilates, e os participantes são acompanhados por profissionais de Educação Física nas unidades dos bairros Belmonte, São Carlos, Jardim Paraíba, Água Limpa 1, Monte Castelo, São Geraldo, Roma 2, Vila Rica/Tiradentes, Siderópolis, Belo Horizonte, Coqueiros, Vila Brasília, Verde Vale, São Luiz, Vila Americana e Volta Grande.

As atividades e os horários vão de acordo com cada local. Para quem ficou interessado em participar, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda procurar, de segunda a sexta-feira, uma das 16 unidades – preferencialmente a mais próxima de casa – que contam com a iniciativa. Vale reforçar que, além dessas unidades, Volta Redonda tem ainda a Academia da Saúde Darcilei Monteiro de Oliveira – Professor Darcilei, localizada no bairro Volta Grande.

A Academia da Saúde oferece caminhada orientada; sessões de alongamento e yoga; pilates para as gestantes; o Grupo de Coluna; terapia comunitária e integrativa; grupo de plantas medicinais; treinamento funcional; auriculoterapia; o Grupo Terapêutico da Mulher; dança e expressão corporal; psicóloga infantil; Grupo de Nutrição Hiperdia; Amigos do Peso; o Grupo de Florais; e o Grupo de Adolescentes.

O educador físico Thairone Duarte, da SMS, explica que não há restrição de idade para participar das atividades nas unidades, mas é importante que o morador passe por uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios.

“As pessoas procuram nosso atendimento, às vezes, com pressão alta, hipertensão, diabetes, ansiedade, por exemplo. Essas pessoas usam psicofármacos, e outras até remédios controlados. Então a atividade física acaba auxiliando na ansiedade, depressão, através dos hormônios que são liberados pelos exercícios. E, claro, também pelo convívio de outras pessoas, tendo aquele momento, tendo aquela rotina em grupo”, disse Thairone.

Ele ainda menciona que as atividades físicas em cada unidade vão de acordo com a demanda dos moradores, e a inserção da prática na Atenção Primária à Saúde foi extremamente importante para unir prevenção e cuidado integral aos moradores.

“Foi um ganho tanto pela prática da profissão quanto pela saúde mesmo, porque acaba desmitificando essa questão de estética da prática da atividade física e traz diversos benefícios. Os participantes acabam tendo mais socialização, vínculo de convivência, e mais contato uns com os outros, além da desmedicalização – reduzir o uso de remédios –, que é um foco bem importante”, cita o educador, acrescentando que ele atua na região do Vila Brasília, dando apoio aos bairros adjacentes. Thairone ainda é responsável pela Aerotécnica de Atividade Física na Academia da Saúde.

Tags: atividade físicadestaquesunidade básica de saúdeVOLTA REDONDA
Anterior

VR: Conexão Mega Cidadania contará com serviços dos governos municipal, estadual e federal

Próximo

Flávia Camargo conquista marca histórica ao pedalar 1.044 km em Cabo Frio

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Flávia Camargo conquista marca histórica ao pedalar 1.044 km em Cabo Frio

Flávia Camargo conquista marca histórica ao pedalar 1.044 km em Cabo Frio

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Polícia prende homem apontado como gerente do tráfico em Barra Mansa

    Sequestro em Barra Mansa: duas vítimas seguem desaparecidas após ação de criminosos

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Acidente grave na RJ-153 mata motorista e deixa quatro feridos em Valença

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Diogo Balieiro arrasta multidão em grande carreata e mostra força em Itatiaia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

BPRv apreende R$ 28,5 mil em crack e cocaína na RJ-127

BPRv apreende R$ 28,5 mil em crack e cocaína na RJ-127

20 de setembro de 2026
BMBIKERS conquista títulos e pódios no Sertões MTB em Minas Gerais

BMBIKERS conquista títulos e pódios no Sertões MTB em Minas Gerais

20 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados