Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios & Oportunidades

Firjan promove diálogo sobre desenvolvimento sustentável do Sul Fluminense

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
21 de março de 2025
em Negócios & Oportunidades
0
Firjan promove diálogo sobre desenvolvimento sustentável do Sul Fluminense
Share on FacebookShare on Twitter

Evento abordou temas estratégicos como licenciamento ambiental, conservação, restauração ecológica e bioeconomia, destacando a importância de aliar crescimento econômico à proteção ambiental

A Firjan Sul Fluminense realizou na última quarta-feira, dia 19, o evento “Diálogo sobre o Desenvolvimento Sustentável do Sul Fluminense”, no auditório da Firjan SESI Barra Mansa. O encontro, que reuniu especialistas, gestores públicos, empresários e representantes de órgãos ambientais, foi um espaço de debate e troca de experiências sobre práticas essenciais para o futuro da região.

Com dois painéis moderados pela Gerência de Sustentabilidade da Firjan, o evento abordou temas estratégicos como licenciamento ambiental, conservação, restauração ecológica e bioeconomia, destacando a importância de aliar crescimento econômico à proteção ambiental, com participação de equipes técnicas do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

Na abertura, o presidente da Firjan Sul Fluminense, Henrique Nora Júnior, 2º vice-presidente da Firjan, reforçou a necessidade da colaboração entre os setores.

“Não há espaço para ‘nós contra eles’. Precisamos trabalhar juntos, governo, empresas e sociedade, para construir um futuro mais próspero e sustentável. A Firjan Sul Fluminense está comprometida em ser uma ponte entre esses atores, facilitando o diálogo e a implementação de soluções práticas”, destacou Nora.

O primeiro painel abordou a necessidade de simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, sem renunciar ao rigor técnico e da proteção aos recursos naturais. Os participantes reforçaram que o licenciamento não deve ser visto como um obstáculo, mas como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento equilibrado.

O superintendente do Inea no Médio Paraíba apresentou um relatório da atuação do órgão. Em 2023, foram 251 licenciamentos ambientais emitidos e 295 em 2024.

“Houve crescimento tanto na área ambiental, que facilitou o licenciamento para empresários, quanto na preservação. Respeitamos todas as normas ambientais e técnicas, sem modificar o que precisa ser feito, sempre priorizando o ambiente”, afirmou Maurício Macedo

O superintendente do órgão também corroborou com a importância do diálogo e disse: “Estamos de portas abertas para os novos secretários e mantemos um canal direto com a Firjan e outras instituições, como o Cluster Automotivo”.

No segundo painel, os debatedores exploraram como a conservação e a restauração ecológica podem impulsionar a bioeconomia, gerando novas oportunidades de negócios e empregos verdes na região. Sendo a bioeconomia um caminho viável para conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

“Precisamos buscar formas ágeis e eficientes de conciliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. O licenciamento não pode ser um entrave, mas sim um facilitador para o desenvolvimento sustentável da nossa região. Existem formas de simplificar esses processos, garantindo agilidade sem perder o foco na proteção do meio ambiente. Por isso, buscamos promovemos esse esclarecimento neste evento”, ressaltou Henrique Nora Júnior.

Também participaram da programação o assessor especial da Secretaria do Estado do Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS), Theo Schunck; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa, César Carvalho; e a engenheira de Manutenção e Instalações da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Yula Maia.

Tags: Barra Mansadesenvolvimento sustentáveldestaquesFirjanSul Fluminense
Anterior

Secretaria de Estado da Agricultura reforça ações para apoiar produtores e impulsionar o crescimento do setor

Próximo

CSN inicia programação do Dia Mundial da Água com soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
CSN inicia programação do Dia Mundial da Água com soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul

CSN inicia programação do Dia Mundial da Água com soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados