Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home País Meio Ambiente

Inea interdita unidades da Granja Rica após denúncias

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
28 de janeiro de 2026
em Meio Ambiente
0
Inea interdita unidades da Granja Rica após denúncias
Share on FacebookShare on Twitter

Fiscalização atende solicitação do município e reforça compromisso com a saúde pública e o meio ambiente

A Prefeitura de Pinheiral acompanhou, nesta segunda-feira (26), a ação de fiscalização realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que resultou na interdição de duas unidades da Reginaves Indústria e Comércio de Aves (Granja Rica), localizadas em Barra do Piraí. As unidades fazem parte de um conjunto de oito granjas que operavam sem licenciamento ambiental, em desacordo com a legislação vigente. As multas aplicadas podem ultrapassar R$ 2 milhões.

A operação é resultado de um processo iniciado pelo Inea em 2025, após diversas reclamações da população sobre mau cheiro persistente e proliferação de insetos, especialmente moscas — um problema enfrentado há anos pelos moradores de Pinheiral.

O prefeito Luciano Muniz destacou que a Prefeitura vem atuando de forma constante para buscar soluções junto ao Governo do Estado. “Essa é uma demanda antiga da nossa população. Levamos a situação ao secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, reforçando a necessidade de providências efetivas. Pinheiral convive há anos com mau cheiro, moscas e impactos diretos na saúde pública. A ação de hoje é fruto desse trabalho conjunto e da insistência do município em buscar respostas.”

Representando o município, estiveram presentes o prefeito Luciano Muniz, o secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Fábio Nogueira, juntamente com sua equipe técnica, além do vereador Marquito, reforçando o compromisso da gestão municipal com a defesa da qualidade de vida da população.

Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, como ausência de licença ambiental, captação irregular de recursos hídricos, emissão de poluentes atmosféricos pela queima de resíduos animais, contaminação do solo por resíduos oleosos provenientes de gerador, além de maus-tratos aos animais e proliferação de insetos sem controle de vetores, gerando riscos à saúde pública. Também foram encontrados animais mortos, doentes e em condições precárias.

A vistoria foi conduzida pelos diretores do Inea, Rodrigo Regis e Juliana Ávila, acompanhados por equipes técnicas, com visitas às unidades de Dorândia e Vargem Alegre. Segundo Rodrigo, o cenário encontrado evidencia a gravidade da situação. “Presenciamos cenas extremamente preocupantes: animais mortos, aves vivendo em condições precárias, sujeira nos pontos de água. É uma situação grave, que representa risco ambiental e à saúde pública”, afirmou.

Segundo o órgão, antes da interdição foram realizadas vistorias, reuniões com representantes da empresa e notificações com exigências, além da proposta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que não foi cumprido dentro do prazo estabelecido.

A Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, segue acompanhando de perto o caso e colaborando com os órgãos estaduais competentes, cobrando providências e ações efetivas para minimizar os impactos ambientais, proteger a saúde da população e garantir melhores condições de vida aos moradores do município.

Tags: Barra do PiraídestaquesPinheiral
Anterior

Firjan: Rio de Janeiro consolida papel de “hub do gás”

Próximo

ACIAP BM faz balanço positivo das ações de 2025 e projeta novo ciclo de trabalho   

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
ACIAP BM faz balanço positivo das ações de 2025 e projeta novo ciclo de trabalho   

ACIAP BM faz balanço positivo das ações de 2025 e projeta novo ciclo de trabalho   

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados