Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Governo do Rio envia à Alerj projeto de lei para ratificar isenção de ICMS na Copa do Mundo Feminina 2027

Redação Folha do Interior by Redação Folha do Interior
23 de agosto de 2026
em Economia, Impostos
0
Governo do Rio envia à Alerj projeto de lei para ratificar isenção de ICMS na Copa do Mundo Feminina 2027
Share on FacebookShare on Twitter

Proposta foi protocolada nesta sexta-feira (21) e prevê a desoneração tributária para operações ligadas à organização do evento esportivo no Brasil

O governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, encaminhou à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) o Projeto de Lei que ratifica e incorpora à legislação tributária fluminense o Convênio ICMS nº 04/2026. A medida, protocolada na tarde desta sexta-feira (21/08), concede isenção e suspensão do ICMS em operações relacionadas à Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será sediada no Brasil entre junho e julho do próximo ano. O Maracanã será o palco das partidas de abertura e encerramento da competição.  

O convênio, aprovado em janeiro pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), autoriza estados e o Distrito Federal a desonerarem o imposto sobre importações e vendas de mercadorias destinadas à organização do evento, além de serviços de transporte e comunicação, desde que também haja isenção de tributos federais. O benefício alcança a FIFA, suas subsidiárias, parceiros comerciais, prestadores de serviço e órgãos públicos envolvidos, com validade até 31 de dezembro de 2028.

Na justificativa do projeto, o governo estadual destaca que a proposta atua como indutora de legado social e econômico. Entre os argumentos estão o fomento ao esporte feminino, a inclusão social, o desenvolvimento do turismo e da infraestrutura na Região Metropolitana, historicamente vocacionada para grandes eventos globais.

O texto ainda estabelece metas de desempenho para o benefício, alinhadas à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com dimensões econômica, social e ambiental. Entre os objetivos estão a geração de mais de 7,5 mil empregos diretos no estado, o aumento do PIB fluminense, o fluxo de mais de 150 mil pessoas nos jogos realizados no Rio e a exigência de regularidade ambiental em todas as operações relacionadas ao evento.

O projeto tramita em regime de urgência, conforme solicitado pelo governador com base no artigo 114 da Constituição Estadual, e aguarda deliberação dos deputados estaduais. O Rio de Janeiro é uma das oito cidades-sede da competição, que será a primeira edição do torneio feminino na América do Sul. A competição acontece entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.

Tags: Copa do Mundo FemininadestaquesRio de Janeiro
Anterior

Katia Miki e vereador José Mauro articulam pavimentação em concreto em rua de Ipiabas

Próximo

Elite dos Bailes transforma Barra Mansa em um grande palco da cultura popular

Redação Folha do Interior

Redação Folha do Interior

Próximo
Elite dos Bailes transforma Barra Mansa em um grande palco da cultura popular

Elite dos Bailes transforma Barra Mansa em um grande palco da cultura popular

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados