Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

Alunos com autismo e outras deficiências participam de Natal Especial em Barra Mansa

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
17 de dezembro de 2019
em Educação
0
Alunos com autismo e outras deficiências participam de Natal Especial em Barra Mansa
Share on FacebookShare on Twitter

Celebração reuniu mais de 300 pessoas entre estudantes e familiares

Nesta quarta-feira (4), o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemae) preparou um “Natal Especial” para alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências. A festa, realizada na quadra do CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, contou com atração musical, recreação, brincadeiras, comidas e bebidas, super-heróis, princesas e fadas, além do convidado mais esperado, o Papai Noel.

Participaram crianças pequenas com autismo atendidas na Educação Precoce e na musicalização, estudantes autistas atendidos nas Salas de Recursos multifuncionais, onde é oferecido atendimento educacional especializado nas escolas, e estudantes com outras deficiências, cujo comprometimento apresenta maior gravidade.

O “Natal Especial” é realizado anualmente em dois momentos e planejado para trazer conforto à essas crianças. O objetivo é oferecer uma celebração que se encaixe nos hábitos desses alunos, para que se torne prazerosa. Para isso, é pensado o tempo de duração da festa, as atrações oferecidas, os presentes e até o número de participantes.

O secretário de Educação Fernando Vitorino destacou o trabalho realizado para esses estudantes. “É um trabalho bem especializado, realizado por uma equipe capacitada, que oferece as condições necessárias para o desenvolvimento das atividades. O estudante que tem uma deficiência, tem umas peculiaridades que precisam ser tratadas de uma maneira diferenciada. É o papel do poder público, da Secretaria de Educação, oferecer essas possibilidades e essas condições. Pretendemos para ano que vem fazer mostras culturais e jogos inclusivos, feitos de forma intensa, bem elaborada e com o carinho que essa população merece”, pontuou Vitorino.

A coordenadora do Cemae, Sônia Coutinho, aponta a importância da interação e de atividades sociais para esses estudantes. “Esse momento é muito lindo para eles, porque eles convivem com outras crianças. Vemos como eles se desenvolvem de um ano para o outro, só de conviver em uma realidade fora de casa. São crianças que precisam de uma atenção diferenciada. Através da música, da Educação Precoce, das escolas, eles estão conseguindo alcançar o seu melhor”, disse Sônia.

O momento mais esperado foi a chegada do bom velhinho, que distribuiu presentes para as crianças. Cada aluno escolheu antecipadamente o seu brinquedo e teve seu pedido atendido.

O estudante do Cemae, Vitor Augusto da Silva Menezes, tem 18 anos e fez questão de prestigiar a festa. O morador do Nova Esperança é cadeirante e veio acompanhado da prima, Tainara. “Gosto do Cemae e de sair de casa. Tenho muitos amigos na escola. Depois que eu comecei a participar do Cemae, eu melhorei muito. Eu sou aluno há bastante tempo e não tenho palavras para dizer o que eles representam para mim”, disse Vitor.

O “Natal Especial” é uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Educação, por meio do Cemae, com a colaboração da Associação Autismo SuperAção (AASA) e a participação do grupo Corações Solidários

CASA AZUL

O secretário de Educação Fernando Vitorino deu mais um presente para as famílias dos alunos com transtorno do espectro autista, anunciando o local onde será instalada a Casa Azul. “Nós ficamos com a tarefa de encontrar um espaço para a construção da Casa Azul. Depois de muita procura e de muita luta, nós conseguimos um local. Já estamos trabalhando para começarmos as atividades no mês de fevereiro de 2020. Será no antigo Clube dos Sargentos, no Colônia Santo Antônio. Nós temos um espaço construído e que será preparado para começarmos o projeto. Estamos juntos, escrevendo a muitas mãos, esse projeto da Casa Azul e um projeto específico de políticas e de atividades para a criança autista”, celebrou o secretário.

A idealizadora da Associação Autismo e SuperAção (AASA), Eliane Policiano, comemorou a vinda da Casa Azul. “Este é só o primeiro passo, é só um começo, mas que precisava começar. Com a colaboração de todos, andando de mãos dadas, tenho certeza que nós vamos conseguir. Só tenho a agradecer a Secretaria de Educação, ao Cemae e tenho certeza que esse projeto vai ser um grande avanço para 2020”, concluiu Eliane.

Anterior

Barra Mansa estimula vendas de Natal através de Feira de Artesanato

Próximo

Levantamento da SMS aponta baixa procura por testes rápidos

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Levantamento da SMS aponta baixa procura por testes rápidos

Levantamento da SMS aponta baixa procura por testes rápidos

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados