Folha do Interior
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia Turismo

Rio lidera chegada de turistas internacionais no Brasil e supera São Paulo no 1º trimestre

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
16 de abril de 2026
em Turismo
0
Rio lidera chegada de turistas internacionais no Brasil e supera São Paulo no 1º trimestre
Share on FacebookShare on Twitter

Estado registra mais de 884 mil visitantes, consolidando protagonismo no turismo; março fecha o ciclo da gestão de Gustavo Tutuca na Setur, com alta de 18% no ano

O Rio de Janeiro foi o estado brasileiro que mais recebeu turistas internacionais no primeiro trimestre de 2026. Com 884.535 chegadas registradas entre janeiro e março, o estado superou São Paulo (866.751) e Rio Grande do Sul (764.598), consolidando sua posição como a principal porta de entrada do turismo internacional no país.

O desempenho representa crescimento de 18,8% sobre o mesmo período de 2025 (744.071 chegadas). Os três meses apresentaram alta consistente: janeiro com 289.255 visitantes (+20,45%), fevereiro com 310.654 (+18,52%) e março com 284.626 (+17,71%), sendo este o último mês da Secretaria de Estado de Turismo sob gestão de Gustavo Tutuca, que retornou à Assembleia Legislativa.

– Consolidar o Rio como o estado que mais recebe turistas internacionais no Brasil é o reconhecimento de um trabalho que começou num momento muito difícil, lá em 2020, ainda na pandemia. Mas nós trabalhamos muito, com apoio dos municípios, do trade turístico, da iniciativa privada, e acreditamos que o estado do Rio iria recuperar o seu protagonismo no turismo, gerando emprego e renda para a população fluminense. Os números mostram isso, mês a mês, ano a ano. Isso é motivo de muito orgulho – falou Tutuca.

Tutuca comandou a pasta por mais de cinco anos. Neste período, o turismo internacional fluminense saiu de um colapso histórico provocado pela pandemia para sucessivos recordes. O estado recebeu 652.962 turistas internacionais em 2022, chegou a 1.192.814 em 2023, avançou para 1.528.133 em 2024 e atingiu o recorde histórico de 2.196.443 visitantes em 2025, um crescimento de 43,7% em relação ao ano anterior e o melhor resultado em três décadas.

A liderança nacional ganha relevância adicional diante da estrutura aeroportuária de São Paulo, que concentra o principal hub de conexões internacionais do país. E pela proximidade do Rio Grande do Sul com Argentina e Uruguai, países que têm fronteira com o estado. Para se ter uma ideia, mais de 700 mil estrangeiros entraram de carro pelo Rio Grande do Sul. Ainda assim, o Rio de Janeiro superou os dois estados no volume absoluto de visitantes e no crescimento percentual.

Meta é crescer 15% em 2026

A meta da Secretaria de Estado de Turismo para 2026 é alcançar 2,5 milhões de turistas internacionais no ano, um crescimento de 15% sobre o recorde histórico de 2025.

Para o presidente do Hotéis Rio, Alfredo Lopes, o bom momento do Rio de Janeiro é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada.

– O turismo no Rio atravessa um ciclo virtuoso. Em 2025, batemos recorde histórico de entrada de turistas internacionais. Comemoramos, agora, um primeiro trimestre como principal portão de entrada dos visitantes estrangeiros. Esses índices mostram uma mudança estrutural. O estado volta ao protagonismo e com perspectivas ainda mais promissoras, com novos planos para o Galeão, um calendário de eventos reforçado com atrações internacionais e um alinhamento constante entre o poder público e a iniciativa privada em ações de captação e promoção. Esse conjunto de fatores sustenta não apenas o crescimento atual, mas demonstra que o destino está mais competitivo, mais conectado e mais desejado no cenário global, com boas perspectivas de continuidade desse bom momento nos próximos anos – disse Alfredo Lopes.

Tags: crescimentodestaquesRio de JaneiroTurismo
Anterior

Polícia Civil prende três e desmonta esquema de armas e drogas que abastecia Volta Redonda

Próximo

Aciap Barra Mansa promove Café com Negócios sobre gestão inteligente e Geração Z

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Aciap Barra Mansa promove Café com Negócios sobre gestão inteligente e Geração Z

Aciap Barra Mansa promove Café com Negócios sobre gestão inteligente e Geração Z

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • PM prende foragido com revólver, farda de camuflagem e drogas em moto com placa adulterada em Itatiaia

    PM prende foragido com revólver, farda de camuflagem e drogas em moto com placa adulterada em Itatiaia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Suspeito de homicídio é preso com arma em Itatiaia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Agiota que ameaçou funcionária de comércio é preso em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Carnaval
  • Cidades
  • Ciência
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Siderurgia
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
    • Artesanato
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Falecimento
  • Geral
  • História
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Senado
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
como usar o bonus do 1win

Últimas Notícias

Adolescente de 13 anos é apreendido em operação contra o tráfico em Barra Mansa

Adolescente de 13 anos é apreendido em operação contra o tráfico em Barra Mansa

17 de maio de 2026
Barra do Piraí: Sine divulga novas vagas de emprego em diversos setores

Veja as vagas de empregos no Sine de Barra do Piraí para a semana

17 de maio de 2026
Lucky Jet

© 2019 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2019 Todos os direitos reservados