Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Barra do Piraí retoma tradição de missas no cemitério no Dia de Finados

Redação Folha do Interior by Redação Folha do Interior
29 de outubro de 2026
em Cidades
0
Barra do Piraí retoma tradição de missas no cemitério no Dia de Finados
Share on FacebookShare on Twitter

Prefeitura e Diocese se unem para realizar três celebrações no Cemitério Municipal Santa Rosa, que passa por limpeza e organização para receber cerca de seis mil visitantes

Após anos sem a realização de missas no Cemitério Municipal Santa Rosa, a segunda-feira, dia 2 de novembro, feriado de Finados, será marcada pela retomada dessa tradição em Barra do Piraí. Em uma parceria entre a Prefeitura e a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, três celebrações religiosas serão realizadas no local, que passa por preparativos para receber visitantes ao longo do dia.

Para viabilizar as celebrações, o município está organizando, junto à Diocese, a estrutura necessária para a realização das missas, previstas para as 7h, 10h e 15h.

A prefeita Katia Miki destacou a importância do trabalho conjunto para recuperar uma tradição que faz parte da história do município. “O Dia de Finados é um momento muito significativo para milhares de famílias, que vão ao cemitério prestar suas homenagens e renovar sua fé. Trabalhamos em parceria com a Diocese e os padres para retomar essa tradição das missas no cemitério, garantindo acolhimento e estrutura para que a população possa viver esse momento de espiritualidade e esperança”, afirmou.

Além da organização das celebrações, a administração municipal intensifica os preparativos no Cemitério Santa Rosa, localizado na Rua Tiradentes, nº 234, no Centro. Os serviços incluem limpeza, roçada e capina, com o objetivo de deixar o espaço organizado e em condições adequadas para receber o público.

O diretor do Departamento de Serviços Funerários, Luiz Carlos Paulista, explica que os trabalhos estão sendo realizados ao longo da semana para preparar o espaço que conta com cerca de 5 mil sepulturas. “No ano passado, tivemos cerca de quatro mil pessoas visitando o cemitério. Para este ano, a expectativa é receber aproximadamente seis mil, se o tempo estiver bom. Estamos trabalhando na limpeza e na organização para que todos possam visitar seus entes queridos com tranquilidade”, destacou.

Três missas ao longo do dia

As celebrações serão realizadas em diferentes horários, com a participação de paróquias do município. Às 7h, a missa será animada pela Paróquia Catedral; às 10h, pela Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus; e, às 15h, pela Paróquia São Benedito.

Pároco da Catedral de Santana, padre João Pedro da Silva ressalta que a data tem um significado especial para os católicos, que se reúnem em oração pelos falecidos e reafirmam a esperança na vida eterna.

“No Dia de Finados, a Igreja recorda os fiéis já falecidos, na firme esperança da ressurreição, de que saímos de Deus e para Ele voltaremos. Por isso, rezamos pelos fiéis defuntos, na esperança de que eles já estão com Deus e em Deus”, explicou.

Orientações para os visitantes

Com a expectativa de grande circulação de pessoas, a administração do cemitério também orienta os visitantes a adotarem alguns cuidados durante a permanência no local.

A recomendação é utilizar roupas confortáveis e calçados fechados, que ofereçam mais segurança durante os deslocamentos. Como o terreno possui áreas íngremes, pessoas idosas e aquelas com dificuldade de locomoção devem ter atenção redobrada e, preferencialmente, estar acompanhadas.

Também é importante evitar recipientes de vidro, como garrafas, copos e vasos, que podem provocar acidentes. Para as flores, a orientação é dar preferência a vasos que não acumulem água ou utilizar areia para preencher os recipientes, contribuindo para a prevenção da dengue.

O acendimento de velas deve ser feito somente nos locais apropriados, como os suportes destinados a essa finalidade, evitando áreas com vegetação e a proximidade dos pés das árvores.

“Com a retomada das missas e os preparativos para receber os visitantes, o município quer garantir que o Dia de Finados seja marcado pela fé, pelo respeito à memória dos que partiram e pelo acolhimento às famílias barrenses”, finalizou Paulista.

Tags: Barra do PiraídestaquesFinados
Anterior

Campanha “Me Leva pra Casa” promove a adoção de 12 animais em Barra do Piraí

Próximo

Volta Redonda ganha nova Clínica especializada em tratamento de feridas, saúde e estética

Redação Folha do Interior

Redação Folha do Interior

Próximo
Volta Redonda ganha nova Clínica especializada em tratamento de feridas, saúde e estética

Volta Redonda ganha nova Clínica especializada em tratamento de feridas, saúde e estética

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Barra Mansa institui Programa Municipal de Cannabis Medicinal Terapêutica

Barra Mansa institui Programa Municipal de Cannabis Medicinal Terapêutica

29 de outubro de 2026
Volta Redonda ganha nova Clínica especializada em tratamento de feridas, saúde e estética

Volta Redonda ganha nova Clínica especializada em tratamento de feridas, saúde e estética

29 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados