Foram quatro medalhas, sendo uma de prata e três de bronze
Alunos da rede municipal de Barra Mansa foram premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas, a OBMEP. Ao todo, os quatro estudantes conquistaram uma medalha de prata e três de bronze. A premiação aconteceu na última quinta-feira, dia 30 de junho, no auditório do Colégio Militar do Rio de Janeiro, na capital do estado.
Os alunos destaques foram Vanderson Vianna (prata), pelo C. M. Doutor Maurício Amaral, na Vila Coringa; Maria Antônia, do C. M. Doutor Elvino Alves Ferreira, na Vila Ursulino; Rômulo Emanuel, do C. M. Padre Anchieta, na Vista Alegre; e Juan Pablo, da Escola Bartholomeu Anacleto, no distrito Floriano.
A cerimônia contou também com uma homenagem aos professores e profissionais das unidades de ensino, pelo desempenho de seus alunos.
O secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, falou sobre o trabalho feito no município para incentivar jovens talentos. “Um orgulho muito grande dos nossos alunos. Tenho que parabenizar os profissionais docentes das escolas, pois temos talentos que são moldados pelos nossos professores”.
O aluno que trouxe a prata para Barra Mansa, Vanderson Vianna, falou sobre a vitória. “Agradeço primeiro a Deus, aos meus pais e aos professores, que me ensinam e motivam”.
A estudante Maria Antônia também comemorou o resultado. “Estou muito feliz com isso. É uma grande conquista. Este ano de 2022 eu já passei para a segunda fase e espero ganhar de novo”.
Quem também já está pensando na próxima edição da OBMEP é Juan Pablo. “É uma alegria não só para mim, mas para o meu colégio, minha família, principalmente porque passei para a segunda fase novamente este ano. É também uma oportunidade para o futuro com o PIC (Projeto de Iniciação Científica). É muita felicidade”.
O mesmo sentimento é o que Rômulo também diz ter. “Fiquei muito grato e feliz por ter recebido a medalha. Agradeço por ter participado deste projeto”.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005, com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e incentivando o ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas.