Shows, inaugurações, atividades para crianças, corrida e bolo comemorativo marcam as comemorações no dia 10 de março
A cidade de Barra do Piraí se prepara para a festa de celebração dos seus 136 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial no dia 10 de março, com atividades ao longo de todo o dia, reunindo momentos cívicos, inaugurações, esporte, atrações culturais e shows musicais para a população.
As comemorações começam pela manhã, às 8h, com o tradicional hasteamento das bandeiras e execução dos hinos na Praça Pedro Cunha. Logo em seguida, às 8h30, acontece o desfile cívico, reunindo estudantes, bandas marciais e instituições do município em um momento de celebração da história e da identidade barrense.
Um dos momentos mais simbólicos da programação acontece às 11h30, na Praça Nilo Peçanha, com o parabéns e corte do bolo de aniversário da cidade, momento que será antecedido de um culto ecumênico. A celebração contará também com distribuição de pipoca e algodão doce.
A prefeita Katia Miki destacou que a programação foi preparada com atenção especial para reunir os moradores em um dia de celebração e convivência.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para celebrar os 136 anos de Barra do Piraí. Queremos que seja um dia especial, com atividades para toda a família, momentos de alegria, lazer e também de celebração da nossa história ao lado da população”, afirmou.
A programação segue durante a tarde com duas importantes inaugurações. Às 13h será realizada a reinauguração do Campo de Grama Sintética Leôncio Ferreira Groetares, localizado no bairro Maracanã, na Rua Paulo Fernandes. O espaço passou por melhorias e volta a ser um importante ponto de encontro para a prática esportiva e atividades de lazer da comunidade. Além da distribuição de pipoca e algidão doce, as crianças poderão se divertir em brinquedos infláveis.
Mais tarde, às 16h, acontece a inauguração da Praça de Esporte e Lazer Antônio Luiz Carraro, localizada ao lado do Viaduto Faria Lima, no sentido da Avenida Oswaldo Cruz. Durante o evento, também haverá distribuição de pipoca e algodão doce para a população.
Segundo a prefeita Katia Miki, os novos espaços reforçam o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população. “Estamos entregando espaços pensados para o lazer, o esporte e a convivência das famílias. São locais que fortalecem a comunidade e incentivam hábitos saudáveis, principalmente entre crianças e jovens”, destacou a prefeita.
Às 17h, a Praça Nilo Peçanha recebe a largada da Corrida Movimenta BP, iniciativa que incentiva a prática esportiva e a busca por hábitos mais saudáveis.
Já a programação musical começa no início da noite, também na Praça Nilo Peçanha. Às 18h, o público poderá curtir o show do Pagode do Júnior. Em seguida, às 20h, sobe ao palco o grupo Of Samba, preparando o clima para a grande atração da noite.
Encerrando as comemorações, às 22h, o cantor Dilsinho, um dos principais nomes do pagode nacional, sobe ao palco para animar o público e celebrar junto com os barrenses o aniversário da cidade.
Para a prefeita Katia Miki, a expectativa é que a programação reúna moradores de diferentes bairros e proporcione um grande momento de confraternização.
“Preparamos essa programação com muito carinho para toda a população. Queremos celebrar essa data tão importante juntos, valorizando nossa história e o orgulho de viver em Barra do Piraí. Todos estão convidados para comemorar os 136 anos da nossa cidade”, concluiu.



















