Acordo assinado pela prefeita Kátia Miki durante o RioMarket cria a Film Commission e reforça o papel da cidade como referência no setor; município é reconhecido como a Cidade do Audiovisual pela Alerj
A prefeita de Barra do Piraí, Kátia Miki, participou nesta terça-feira, dia 7, da 4ª Reunião Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria Audiovisual do Estado do Rio de Janeiro, parte da programação do RioMarket – Festival do Rio, realizado na capital fluminense. Durante o evento, Kátia Miki e o presidente da RioFilme, Leonardo Edde, assinaram o termo de cooperação para a criação da Film Commission de Barra do Piraí.
O município é reconhecido como a Cidade do Audiovisual, título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 2023. A vocação da cidade para o setor despontou em 2009 e, desde então, mais de 40 produções já foram gravadas. Agora, Barra do Piraí dá mais um passo para o fortalecimento do setor audiovisual. A Film Commission vai colaborar para o desenvolvimento econômico e ampliar a visibilidade, atraindo novas produções.
“Como prefeita de Barra do Piraí, entendo que esse é um setor importantíssimo para o desenvolvimento da cidade. Nossa vocação é antiga. Demonstramos um enorme potencial orgânico, com as belezas naturais, equipamentos históricos, população acolhedora e mão de obra qualificada. Essa parceria com a RioFilme nos impulsiona a trabalhar ainda mais, buscando meios de incluir e capacitar a nossa juventude. Tenho certeza de que vamos crescer, conquistar o mercado e fazer com que todos conheçam a minha amada Barra do Piraí, Cidade do Audiovisual”, afirmou Kátia Miki.
De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em 2024 mais de 125 milhões de pessoas foram aos cinemas em todo o Brasil, número quase 10% maior que o registrado em 2023. A renda total também apresentou aumento em comparação ao ano anterior: o faturamento foi 6,2% superior, alcançando R$ 2,49 bilhões.
Os secretários municipais de Turismo, Tadeu Oliveira, e de Cultura e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, também participaram do encontro. Tadeu destacou a importância da retomada das atividades do setor após uma pausa de oito anos.
“Essa assinatura marca a retomada do audiovisual em Barra do Piraí. Queremos reabrir a Escola de Audiovisual e incentivar estudantes e todos os interessados a fazer parte desse processo. As produções vão atrair diretores, cineastas, artistas e muitos profissionais envolvidos no setor, o que é muito positivo para a nossa economia. Vamos ter mais visibilidade, e Barra do Piraí vai gerar ainda mais emprego e renda. As pessoas vão querer conhecer nossa cidade, visitar as locações e pontos turísticos, ajudando a mostrar tudo o que temos de melhor”, afirmou o secretário de Turismo, Tadeu Oliveira.
O secretário de Cultura e Economia Criativa e cineasta, Gabriel Barbosa, comentou que a Film Commission vai fortalecer articulações que já estão em andamento no município. “Temos diversos projetos acontecendo que agora poderão ganhar ainda mais força, como o Cine Clube Estação, realizado todas as quintas-feiras no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel. Com essa cooperação, será possível investir em formação técnica e capacitar profissionais barrenses para atuarem nas produções que forem gravadas aqui”.
10º Festival de Cinema Estudantil
Alunos das redes pública e privada de Barra do Piraí estão se preparando para participar da décima edição do Festival de Cinema Estudantil, cuja premiação acontecerá no dia 26 de outubro. Entre os dias 20 e 26, os estudantes poderão assistir, no cinema, aos filmes produzidos por eles e inscritos no festival.



















