Documento com foto contém informações como nome, data de nascimento, CPF, CID, tipo sanguíneo, cartão SUS e um contato de telefone
A Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), emitiu 600 Carteiras da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O documento com foto contém informações de identificação tais como nome, data de nascimento, CPF, CID, tipo sanguíneo, cartão SUS e um contato de telefone. Além disso, o verso da carteira ainda traz três QR Codes contendo dados do usuário, leis sobre o TEA e uma rede de atendimento.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência desempenha diversas funções importantes para promover os direitos e garantir a inclusão das pessoas com deficiência em nível municipal. Tendo em vista essa temática, foi inaugurado em março deste ano o Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (TEA) Aaron Amarante, assim lembra a secretária de Assistência Social, Paloma Blunk.
“Identificá-los com a Carteira da Pessoa com TEA é mais um passo no sentido de garantir seus direitos como prioridade e pronto atendimento e o acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão”, aponta a secretária.
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, no dia 04, quinta-feira, acontecerá uma entrega simbólica das carteirinhas, no auditório da Unifaa, em Barra do Piraí. A partir disso, os servidores da Secretaria de Assistência Social entrarão em contato com o responsável da pessoa com TEA para que eles possam ir até a secretaria fazer a retirada de suas carteiras.
Para o prefeito Mario Esteves, essas carteirinhas são mais um passo na garantia da segurança do cidadão.
“É de suma importância a emissão desse documento, a Carteira da Pessoa com TEA é uma forma de reduzir o estigma associado à essa condição. Ao tornar a deficiência identificável, a sociedade pode se tornar mais inclusiva e receptiva às necessidades dessas pessoas. Além disso, a carteirinha contém informações importantes, como contato telefônico e condições médicas relevantes, ajudando assim a garantir a segurança da pessoa com TEA em emergências”, expressa o prefeito.