Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria

Barra do Piraí recebe Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo no Vale do Café

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
8 de agosto de 2023
em Sem categoria
0
Barra do Piraí recebe Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo no Vale do Café
Share on FacebookShare on Twitter

Evento é realizado pela ABIH-RJ e visa fortalecer economia local e geração de empregos

O Projeto de Capacitação de Operadores de Turismo e Agências de Viagens (Procap-RJ), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 7.  diversos profissionais como o objetivo de fomentar o turismo e à economia do Vale do Café. O encontro aconteceu na Estação do Trem na Praça de Ipiabas, em Barra do Piraí.

O evento, que segue até o próximo dia 9, conta com a participação de cerca de 10 operadores de receptivos nacionais e internacionais, convidados que terão a oportunidade de conhecer os atrativos turísticos e a infraestrutura hoteleira da região, além de representantes de hotéis, pousadas e setor gastronômico.

Nos três dias de imersão às belezas naturais e investimentos em equipamentos de lazer, a expectativa é de que o saldo seja de fomento à economia regional. O coordenador da ABIH-RJ, Alexandre Moraes, estima aumento em pelo menos 50% na geração de empregos e um fluxo turístico triplicado, com maior impacto nos finais de semana (quinta a domingo).

– É uma região com inúmeros atrativos e investimentos em lazer, como por exemplo, o avião metaverso, aqui em Ipiabas, que ganha os olhares de turistas de diversas localidades e, tudo isso somado, é claro, à beleza natural do Vale do Café, que encanta a todos – ressaltou Alexandre Moraes, lembrando que os efeitos positivos ao turismo já podem ser constatados com o anúncio de abertura de novas pousadas, em Barra do Piraí.

Para Mário Esteves, prefeito de Barra do Piraí, a região do Vale do Café não perde em nada para os roteiros turísticos tradicionais do país. Ele garantiu, durante a solenidade de abertura do Procap-RJ, que os investimentos em lazer e turismo regional irão dobrar o número de turistas na cidade.

O projeto de Mário Esteves prevê, além do avião metaverso, a colocação de uma maria-fumaça para passeios até a Vila de Casarões Históricos do século XIX, uma das atrações do Vale do Café, entre outros equipamentos de lazer previstos para funcionar ainda este ano.

MAIS

A programação de abertura seguiu no IPITOWN, também em Ipiabas, com a participação 35 players do trade turístico local, incluindo representantes de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, associações e entidades de classe, além de instituições parceiras do Turismo, como Sebrae Rio e Senac RJ.

A programação de imersão inclui site inspection aos empreendimentos hoteleiros da região, como Hotel Fazenda Ribeirão, Pousada Vale do Café, Pousada Blues, Pousada Por do Sol, Hotel Fazenda Império do Vale, Pousada Brisas do Vale, Pousada Abbud e Fernandes, além de visitação aos principais pontos turísticos, como a cervejaria Dupai, Casa da Intuição, Parada do Chocolate, Muito Além de um Jardim, Avião Metaverso e Parque Aquático Aldeia das Águas, entre outros. Serão também apresentados os atrativos gastronômicos, entre eles os restaurantes Apreciar, Armazém da Colina e Fazenda do Vale, este último com a feijoada mais famosa da região.

Para o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Wanderson Faria, é uma forma de apresentar os atrativos da região, gerando empregos e fomentando a economia.

– O trabalho que fazemos no Vale do Café é mostrar nossos atrativos, onde temos uma Conservatória, que é a nossa Tiradentes regional, Vassouras, com suas fazendas históricas, entre outras inúmeras atrações que tiram os nossos turistas do hotel e os levam para conhecer as belezas da nossa região – concluiu Wanderson.

PROCAP

O Procap-RJ interior teve sua primeira edição em Petrópolis, em maio de 2021, e em pouco mais de um ano já percorreu o Vale do Café, alguns municípios da Região da Costa do Sol, a Costa Verde, Teresópolis e Nova Friburgo. Idealizada pela ABIH-RJ, a iniciativa conta desta vez com a parceria da Secretaria de Turismo de Barra do Piraí e do COMTUR do município, além de apoio da Setur-RJ e TurisRio, Sicomércio de Barra do Piraí, Sebrae Rio, Senac RJ, ABAV RJ, BITO, CIETH-RJ, Viação Útil (Expresso Guanabara), Top transfer e Didu Jeep.

Entre as operadoras que serão capacitadas nesta edição estão C2Rio, Pegasus South America, Mais Turismo, CVC Corp, Ideal Receptivo, Geltour Turismo, Via Rio By Via Cap, Bia PaivaTour e ASTCERJ.

Tags: ABIH-RJBarra do PiraícapacitaçãodestaquesIpiabasOperadores de turismoProcap-RJTurismoVale do café
Anterior

Confira como vai funcionar a nova moeda digital Drex

Próximo

Prefeitura de Volta Redonda e Polícia Civil garantem mais policiais na 93ª DP

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Prefeitura de Volta Redonda e Polícia Civil garantem mais policiais na 93ª DP

Prefeitura de Volta Redonda e Polícia Civil garantem mais policiais na 93ª DP

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados