Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde Pública

Contra o câncer: projeto do vereador Renan Cury é aprovado em VR

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
6 de outubro de 2021
em Saúde Pública
0
Contra o câncer: projeto do vereador Renan Cury é aprovado em VR
Share on FacebookShare on Twitter

A Câmara Munipal de Volta Redonda, aprovou na noite da terça-feira (5), em regime de Urgência e Preferência, um projeto de lei do vereador Renan Cury, com coautoria do vereador Paulinho AP, que visa garantir ao paciente oncológico, acesso ao diagnóstico e ao tratamento médico em tempo adequado, além de coordenar uma assistência individualizada. Batizado de “Programa de Navegação de Paciente para portadores de neoplasia maligna”, o projeto segue pra sanção do prefeito Antônio Francisco Neto.

Renan Cury, ao falar sobre o projeto, comentou como é necessário dar mais atenção ao paciente diagnosticado com câncer: “Primeiro é preciso diagnosticar o mais cedo possível, pro paciente ter mais chances de cura. Após ser diagnosticado, o paciente precisa de acompanhamento e também apoio psicológico, já que muitos enxergam o câncer como um bicho de sete cabeças, sendo que muitas vezes pode ser tratado e curado. Muitos se dão por vencidos só por acharem que o câncer é algo extremamente impossível de se combater”, disse.

O vereador também lembrou que o projeto prevê que todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que forem diagnosticados com câncer sejam orientados, tratados, acompanhados e monitorados por um profissional de saúde que vai auxiliá-lo em todas as etapas dessa jornada. Será uma assistência totalmente individualizada que vai até o momento em que o paciente tem alta médica.

Esse projeto, ainda segundo Renan, trará economia para o município, para o estado e até mesmo para o governo federal. “Se você conseguir fazer um monitoramento, diagnosticar a doença com antecedência, com certeza o custo que você vai ter com relação aquele paciente vai ser muito menor”, comentou, lembrando que mais importante que qualquer economia é salvar vidas.

Outubro Rosa

O projeto, aprovado recentemente, ocorre no mês de outubro, quando é celebrado o Outubro Rosa, onde campanhas de conscientização sobre o câncer de mama ocorrem mundo afora.

O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no Brasil. No mundo todo, surgem cerca de 1 milhão de casos anualmente. A incidência aumentou dez vezes nas décadas de 60 e 70, mas a letalidade foi reduzida graças às campanhas de prevenção, que permitiram diagnósticos mais precoces da doença. O auto-exame, os exames clínicos anuais e as mamografias freqüentes podem reduzir a mortalidade das mulheres propensas ao problema, principalmente após os 50 anos. O vereador Renan Cury aproveitou ainda para parabenizar o presidente da Câmara Municipal, Nilton Alves de Faria, o “Neném”, pela iluminação da casa legislativa na cor rosa, na forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Renan Cury também parabenizou o prefeito Antônio Francisco Neto pelo mutirão da mamografia, que vai ajudar muitas mulheres em Volta Redonda. “A detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença, permitindo uma abordagem menos agressiva ou mutiladora. Parabenizo o prefeito por estar pensando na vida dessas mulheres”, finalizou.

Tags: CâncerdestaquesRenan CurySaúde da MulherSaúde PúblicaVOLTA REDONDA
Anterior

Nissan vai abrir 578 vagas em Resende

Próximo

Câmara aprova retorno de gestantes vacinadas ao trabalho presencial

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Câmara aprova retorno de gestantes vacinadas ao trabalho presencial

Câmara aprova retorno de gestantes vacinadas ao trabalho presencial

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados