Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Defesa Civil de Barra Mansa adere a novo sistema de divulgação de alertas

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
5 de dezembro de 2023
em Cidades
0
Defesa Civil de Barra Mansa adere a novo sistema de divulgação de alertas
Share on FacebookShare on Twitter

População poderá receber avisos de possíveis riscos por SMS, Whatsapp, Telegram e Google de forma autônoma

A Defesa Civil de Barra conseguiu acesso, de forma autônoma, ao Idap (Interface de Divulgação de Alertas Públicos), uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, que visa manter a população informada em caso de risco de desastre. Com isso, o município passa a ter autonomia para emitir alertas para a população de quatro formas diferentes, sendo elas: Whatsapp, SMS, Telegram e Google/Google Maps.

Por meio do WhatsApp, a pessoa tem que cadastrar o número (61) 2034-4611 ou acessar o link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil locais.

Por meio do SMS, que já era um sistema antigo, já que foi a primeira modalidade implementada, o morador deve acessar o aplicativo de SMS do seu celular e inserir na mensagem o CEP do local onde mora ou do local de interesse, enviando para o número 40199.

Pelo Telegram, é só pesquisar ‘DEFESA CIVIL ALERTAS’ e interagir com o robô do chat e escolher as áreas que deseja cadastrar. Já por meio do Google, toda vez que a pessoa digitar desastres naturais na ferramenta ou alguma palavra-chave sobre o tema, ela vai receber informações sobre possíveis áreas afetadas e alertas para a localidade. E por fim, através do Google Maps, toda vez que o morador acessar a plataforma receberá uma notificação informando se está em uma área de risco ou não. Com isso a Defesa Civil de Barra Mansa poderá utilizar as plataformas e emitir os alertas de severidade para toda a população.

O coordenador da Defesa Civil do município, João Vitor da Silva Ramos, destacou a importância e utilidade dessa nova ferramenta para os munícipes. “Nossa cidade avança na questão de emissão de alertas. A partir de agora, com essa nova forma de emitir avisos de forma autônoma por meio dos aplicativos e plataforma, a população que estiver cadastrada em cada um desses sistemas vai receber os alertas da Defesa Civil para riscos de inundações, deslizamentos, enxurradas, vendavais, chuvas de granizo e chuvas severas. Com isso, podemos alertar os moradores com antecedência”, frisou.

Tags: alertaaplicativoBarra MansaDefesa CivildestaquesWhatsApp
Anterior

Endividamento atinge 76,6% das famílias brasileiras, mostra CNC

Próximo

Comunidades de Sapinhatuba recebem operação da Polícia Militar em Angra dos Reis

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Comunidades de Sapinhatuba recebem operação da Polícia Militar em Angra dos Reis

Comunidades de Sapinhatuba recebem operação da Polícia Militar em Angra dos Reis

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados