Folha do Interior
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Dia do Leitor: em tempos de mundo digital e inteligência artificial, Barra do Piraí reforça incentivo à leitura

admin by admin
7 de janeiro de 2026
em Cidades, Cultura
1
Dia do Leitor: em tempos de mundo digital e inteligência artificial, Barra do Piraí reforça incentivo à leitura
Share on FacebookShare on Twitter

Município mantém biblioteca pública em funcionamento, amplia acervo e garante acesso gratuito a livros para a população

Celebrado em 7 de janeiro, o Dia do Leitor convida à reflexão sobre a importância da leitura em um cenário cada vez mais marcado pelo avanço da tecnologia, da inteligência artificial e pelo consumo acelerado de informações. Em Barra do Piraí, a data ganha ainda mais significado com a manutenção e o fortalecimento da Biblioteca Municipal Rosemar Pimentel, espaço público que segue ativo, acessível e dedicado à promoção do conhecimento e da cultura.

Localizada na Rua Dr. Luís Barbosa, nº 200, no Centro, a Biblioteca Municipal Rosemar Pimentel é um dos principais equipamentos culturais do município. Criada pelo Decreto nº 25, de 5 de janeiro de 1957, durante a gestão do então prefeito Iago Valério, a biblioteca leva o nome do doutor Rosemar Pimentel, figura de grande relevância para a história cultural de Barra do Piraí. Advogado, professor, jornalista, escritor e tribuno, ele contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento intelectual do município.

Atualmente, a biblioteca conta com 5.083 leitores cadastrados e um acervo de aproximadamente 22 mil livros, com títulos que atendem crianças, jovens e adultos, reforçando o acesso democrático à leitura.

O Dia do Leitor destaca a leitura como uma das principais ferramentas de acesso ao conhecimento, à informação e ao pensamento crítico. Ler estimula a criatividade, amplia o vocabulário, fortalece a capacidade de interpretação e contribui para a formação cidadã, além de promover inclusão social e desenvolvimento cultural. Mesmo em um mundo cada vez mais digital, a leitura segue sendo essencial para a construção de indivíduos mais conscientes, preparados e participativos na sociedade.

Para a responsável pela biblioteca, Lucimar Theodora, o espaço segue cumprindo um papel transformador na vida dos leitores, mesmo diante das mudanças tecnológicas.

“A biblioteca é um espaço de cultura e transformação social. Mesmo com toda a tecnologia disponível hoje, ainda temos leitores que utilizam e valorizam a biblioteca pública”, destacou.

O acesso ao acervo é gratuito e simples. Maiores de idade podem realizar o cadastro mediante apresentação de documento de identidade e comprovante de residência, com direito ao empréstimo de até dois livros pelo prazo de 15 dias. Crianças e adolescentes também podem utilizar o serviço, desde que acompanhados pelos pais ou responsáveis, que realizam a autorização no local.

A Biblioteca Municipal Rosemar Pimentel funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, e também disponibiliza atendimento via WhatsApp pelo número (24) 99204-1929, para informações e orientações à população.

Além de manter suas atividades regulares, a biblioteca segue investindo na renovação do acervo. Recentemente, o espaço foi contemplado pelo Ministério da Cultura, por meio do Plano Nacional do Livro Didático da Educação Infantil, em parceria com a Biblioteca Estadual do Rio de Janeiro, recebendo a doação de 500 livros infantis, que irão ampliar e qualificar ainda mais o atendimento às crianças do município.

Com 30 anos de atuação na Biblioteca Municipal Rosemar Pimentel, Lucimar Theodora também tem sua trajetória pessoal profundamente ligada aos livros.

“Aprendi a ler e escrever em casa e sempre frequentei a biblioteca. Trabalhar aqui é um sonho realizado. Além de atender os leitores, também atuo na preservação de documentos patrimoniais, ajudando a manter viva a história da nossa cidade”, contou.

Para encerrar, o secretário municipal de Cultura, Audiovisual e Economia Criativa, Gabriel Barbosa, reforçou o papel da biblioteca como espaço vivo de aprendizado e convidou a população a se aproximar da leitura.

“A Biblioteca Municipal de Barra do Piraí é um espaço acolhedor, com um acervo diverso e preparado para atender leitores de todas as idades e perfis. Convidamos a população a conhecer a biblioteca, realizar o cadastro, levar livros para casa e permitir que a leitura faça parte do dia a dia. Ler é abrir portas, ampliar horizontes e transformar realidades”, afirmou o secretário.

Tags: Barra do PiraídestaquesDia do Leitor
Anterior

Cirurgias eletivas crescem 40% e marcam avanço da Saúde em Barra do Piraí

Próximo

Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS

admin

admin

Próximo
INSS: Beneficiários começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento ao INSS

Comentários 1

  1. Maria Aparecida Costa Brandão Galvêas says:
    1 mês ago

    Quando fui professora da Escola Municipal, Adma Chedid, toda sexta_ feira, levava os alunos na série que estivesse trabalhando a Biblioteca Municipal, ainda sobre os cuidados de Lucimar, que gentilmente nos recebia com atenção e carinho. As crianças, liam livros, variados, de vários autores , contos de fadas, que ultrapassam o tempo… Até livros didáticos. Com a ajuda da Lucimar, fiz também uma contação de história, as crianças amaram .

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Extorsão organizada: quadrilha assume churrascaria e é desarticulada em Barra Mansa

    Extorsão organizada: quadrilha assume churrascaria e é desarticulada em Barra Mansa

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Polícia Civil prende homem em flagrante por tentativa de homicídio em Vassouras

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Barra Mansa tem Pré-Carnaval neste fim de semana com desfiles de quatro blocos de rua

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Carnaval
  • Ciência
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Siderurgia
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
    • Artesanato
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Falecimento
  • Geral
  • História
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Senado
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
como usar o bonus do 1win

Últimas Notícias

Morre vereador Paulo César Conrado, em Volta Redonda

Morre vereador Paulo César Conrado, em Volta Redonda

8 de fevereiro de 2026
Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

8 de fevereiro de 2026
Lucky Jet

© 2019 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2019 Todos os direitos reservados