Atividade reuniu cerca de 1.500 alunos no campus Maracanã e aproximou jovens da universidade pública
O Pré-Vestibular Cidadão do Movimento Ética na Política (MEP.VR) participou, na quinta-feira (23), da primeira edição do “Vem para a Universidade”, iniciativa promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UERJ, em parceria com a Rede de Pré-Vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro. A atividade foi realizada no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e reuniu cerca de 1.500 estudantes, representantes de aproximadamente 200 cursinhos populares, segundo os organizadores.
Representando os três polos do Pré-Vestibular Cidadão – Retiro, Niterói e Califórnia, uma delegação formada por 35 estudantes e pelos professores Pedro Paulo Vidal, Matheus, Paulo Ricardo, Abigail, Herlaine e Sarrah viveu um dia de intensa formação, marcado por acolhida, alimentação, painéis, uma roda de conversa na Concha Acústica Marielle Franco sobre sua história, debate sobre o romance O Cortiço, obra indicada para o vestibular da UERJ, associado à exibição do documentário Remoção e uma caminhada pelos diferentes espaços da universidade. A estrutura verticalizada do campus e a diversidade de cursos de graduação chamaram a atenção dos estudantes, ampliando o conhecimento sobre as oportunidades oferecidas pela instituição e a dinâmica da vida universitária.
Política de cotas
Segundo o diretor do DCE-UERJ, Daniel Trajano, o evento nasceu da necessidade de aproximar os estudantes dos pré-vestibulares populares da universidade pública. “Queremos que esses estudantes conheçam a UERJ, entendam que é possível ingressar e permanecer na universidade pública, graças às políticas de cotas e de permanência estudantil. A universidade é o lugar deles.”
Durante a programação, a estudante Juliana, do Pré-Vestibular Cidadão do MEP, destacou-se ao se apresentar para a plenária e identificar a instituição que representava. Ela também compartilhou seu sonho de cursar Matemática, recebendo aplausos dos participantes e representando com orgulho o movimento.
O coordenador do Pré-Vestibular Cidadão, Pedro Paulo Vidal, articulador da participação da delegação de Volta Redonda, destacou a importância da experiência e agradeceu o empenho dos estudantes e professores. “É a primeira vez, na história do MEP, que realizamos uma visita organizada à UERJ. Este é um momento muito significativo para todos nós. Obrigado pela coragem, pela disposição e pelo compromisso de cada um de vocês. Meu agradecimento também aos professores que tornaram esta atividade possível. Que retornemos às nossas casas com mais esperança, motivação e a certeza de que conquistar uma vaga na universidade pública é um sonho possível.”
As estudantes Eduarda e Alessandra, que já realizaram a primeira fase do vestibular da UERJ, foram unânimes ao afirmar que a experiência serviu como um grande incentivo para a continuidade dos estudos. “A visita nos fez acreditar ainda mais. Conhecer a universidade de perto aumenta nossa confiança, fortalece nossa preparação para o vestibular e nos motiva a seguir em frente.”
Para o MEP o, a participação no “Vem para Universidade” fortaleceu os vínculos com a universidade pública, aproximando sonhos da realidade e reafirmando o compromisso do MEP com a democratização do acesso ao ensino superior. Mais do que uma visita ao campus, a atividade representou uma experiência de pertencimento, mostrando aos estudantes que a universidade pública também é o seu lugar.



















