Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Pandemia Covid-19

Estudo sobre variantes indica que a P1 predomina no estado do Rio

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
21 de abril de 2021
em Pandemia Covid-19
0
Estudo sobre variantes indica que a P1 predomina no estado do Rio

Medidas de proteção contra possíveis infecções por cornoavírus sendo mostradas na clínica universitária de Essen

Share on FacebookShare on Twitter

Pesquisa visa compreender evolução e circulação do novo coronavírus

Amostras colhidas entre dos dias 24 a 28 de março confirmaram a circulação das variantes P1, P2 e B.1.1.7 – com predominância atual da P1 – na pandemia da covid-19 no estado do Rio. 

A conclusão é do estudo que conta com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com a aplicação de R$ 1,2 milhão. O estudo tem ainda a parceria do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Comunicações, o Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório Central Noel Nutels do Rio de Janeiro (Lacen-RJ), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS).

Segundo a SES, o estudo do sequenciamento genético para identificação de novas variantes da covid-19 em circulação no estado do Rio foi ampliado. “O estudo, que busca entender mais sobre as modificações sofridas pelo Sars-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus da covid-19 do país”, afirmou a secretaria.

Na primeira etapa do estudo foram utilizadas 90 amostras, mas nos próximos seis meses serão analisadas cerca de 400 a cada 15 dias, somando ao fim 4.800 amostras.

Para a subsecretária de Vigilância em Saúde, Cláudia Mello, o monitoramento constante é essencial para o acompanhamento epidemiológico da doença. “Neste novo sequenciamento, foi observada a rápida substituição da linhagem P.2 pela P.1, que se apresenta predominante nesta terceira onda. Também foi percebida, em casos isolados, uma mutação na variante P1, que ainda requer aprofundamento nos estudos, visto que não apresenta alterações epidemiológicas significativas”, observou.

O novo estudo resulta de um sequenciamento genético de última geração, com dados captados em 17 municípios de todas as regiões do estado. Nos dados analisados neste período, a linhagem P1, que teve maior frequência, foi identificada em 94,44% das amostras, e em todas as regiões do estado. Nas regiões Metropolitana, Centro e Norte, a prevalência dessa variante alcançou 100%. Já a P2 foi identificada nas regiões Sul e Baixada Litorânea, e a B.1.1.7, nas regiões Médio Paraíba e Noroeste do estado.

O secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, destacou que as áreas técnicas da SES têm feito acompanhamento constante de todos os dados da covid-19. “As informações obtidas pelo sequenciamento genômico permitem ter um panorama atual da evolução das variantes circulantes no estado e melhorar ações epidemiológicas, o que possibilita fortalecer as estratégias de combate à pandemia, que já vêm sendo tomadas pela secretaria”, afirmou o secretário.

De acordo com a secretaria, além desse estudo, há outros dois sequenciamentos em andamento, com amostras do estado do Rio de Janeiro, realizados pela Fiocruz e pelo Ministério da Saúde, que juntos, desde fevereiro, já analisaram 287 amostras, apresentando a prevalência da variante P1 nos sequenciamentos.

Anterior

BM cria Plano de Suporte às Empresas para geração de empregos e fomentar economia

Próximo

Resende começa a vacinar profissionais da área de segurança

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Resende começa a vacinar profissionais da área de segurança

Resende começa a vacinar profissionais da área de segurança

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados