Evento, que está em sua 6ª edição, será realizado no Memorial Zumbi
Com o tema ‘As Encantadas da Jurema’, o 6º Festival de Curimba do Sul Fluminense acontece neste domingo, dia 12, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Promovido pelo Coletivo Kekerê do Centro Espírita Nossa Senhora da Guia (CENSG), o evento gratuito reúne terreiros para um concurso de pontos e cantigas. Os portões serão abertos às 10h para o início do Festival.
A programação conta a apresentação de artistas renomados no meio musical dos povos de terreiro como o Mestre Sapopemba (Alagoas), Mãe Iassan Aypore Pery (Norte Fluminense), e a cantora Alessandra Leão (Pernambuco), indicada ao Grammy Latino em 2019. O bônus desta edição será a oficina de percussão que acontece no sábado, dia 11, ministrada pelo Mestre Sapopemba e por Alessandra Leão, no CENSG.

Para o gestor cultural, pai pequeno do CENSG e organizador do Festival, Pai Sid Soares, o evento colabora com a demarcação do território da cultura dos povos de terreiro na região. “O Festival de Curimba do Sul Fluminense é mais que um concurso de cantigas, respeitando a diversidade religiosa afro-brasileira e indígena, é um evento que oportuniza o encontro de lideranças religiosas de vários estados e cidades e a difusão dos saberes do povo de terreiro. Estamos na sexta edição e, desde 2016, o evento acontece através do empenho dos filhos do CENSG -O Quilombo da Vovó Maria Conga que custeiam o festival, contando também com apoiadores locais que, como nós, acreditam na cultura como meio de transformação social. Com entrada franca, o Festival também dá a oportunidade de acesso para que o público possa prestigiar e estar próximo de representantes da cultura do povo de santo”, destacou Pai Sid Soares.

2ª edição da feira das Marias movimenta a economia criativa da região
Com o sucesso da 1ª edição, a Feiras das Marias dobrou de tamanho neste ano, reunindo 15 expositores de diversos nichos de produtos como alimentação, moda e artigos religiosos. De acordo com a Mãe Ciça Morais, fundadora do Grupo das Marias, coletivo do CENSG criado para empoderar as mulheres da comunidade, pelo segundo ano consecutivo a Feira movimenta a economia criativa dos povos de terreiro.
“A Feira das Marias destaca a potencialidade de cada expositora. Além de ajudar na economia dessas famílias que elas são chefes, é uma maneira de trabalhar o emocional porque quando ela está na feira expondo seus produtos, por algum momento esquece outras preocupações e se entrega ao trabalho. E todos ganham! Quem compra, compra produtos de qualidade, de mulheres que fazem”, afirmou Mãe Ciça Morais.
Confira a programação do evento:
10 h Abertura dos portões
10h30 Feira das Marias
13h Samba da Mãe – Camila Gabriela e Banda
14h Abertura do Festival
Apresentação do Juri
Apresentação: Madruska, a Contadora de Histórias
1º Bloco Tema Livre
Casa de Caridade Caboclo Ventania (Valença)
Tupam – Terreiro de Umbanda Paz e Amor (São Paulo)
Florescência Feminina (Volta Redonda)
Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica (Pinheiral)
Apresentação: Mãe Iassan Pery
2º Bloco Tema Especial
Tupam – Terreiro de Umbanda Paz e Amor (São Paulo)
Tenda Espírita Vó Cambinda e Tia Chica (Pinheiral)
Casa de Caridade Caboclo Ventania (Valença)
Templo de Jurema Caboclo Tupinambá (Volta Redonda)
Apresentação: Mestre Sapopemba e Alessandra Leão
Resultado e premiação
O concurso é dividido entre as categorias: Tema livre (1º, 2º e 3º lugares); Tema Especial (1º, 2º e 3º lugares); Melhor Intérprete e Melhor Torcida. A premiação para o primeiro lugar da categoria ‘Tema Especial’ é um jogo de atabaques artesanais produzidos pela marca Instrumentos Pilados.
O evento conta com a parceria da Volks Caminhões e Ônibus, Gacemss, Seleto Hotel, Pet Center, Rosaldo Madeiras, Camilo e Monteze Advocacia e Consultoria Jurídica, QG House Produtora Audiovisual Independente, Galpão Casa e Construção, e o apoio do NEABI- IFRJ (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.