Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia Turismo

Festival Vale do Café completa 20 anos com programação em fazendas históricas do Sul Fluminense

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
7 de julho de 2025
em Turismo
0
Festival Vale do Café completa 20 anos com programação em fazendas históricas do Sul Fluminense
Share on FacebookShare on Twitter

Evento acontece entre os dias 18 e 27 de julho com concertos, visitas guiadas, oficinas e atrações gratuitas em sete municípios da região

O Festival Vale do Café, realizado entre as montanhas e construções coloniais do Sul do Estado do Rio de Janeiro, chega à sua 20ª edição entre os dias 18 e 27 de julho. O evento promove concertos em praças, fazendas e igrejas centenárias de municípios do Vale do Paraíba. Este ano, propõe uma experiência sensorial completa, com música instrumental, erudita e popular em cenários que narram a história do país.

De Felipe Naim a Leo Gandelman, passando por Cristina Braga, Marcel Powell e Ulisses Rocha, talentos consagrados e novos nomes da música se encontram em palcos onde o som já foi o das moendas. O Festival Vale do Café consolidou-se como uma das mais relevantes celebrações culturais do país, um encontro entre passado e presente, patrimônio histórico e desenvolvimento sustentável. A programação inclui diversos espetáculos gratuitos nas cidades de Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Engenheiro Paulo de Frontin. Nas fazendas, o público participa de visitas guiadas a instalações seculares, com concertos e degustação de sabores típicos do início do século passado. O festival vai homenagear o violonista e compositor maranhense Turíbio Santos, que participará do concerto. Outra presença marcante será a da cantora e instrumentista Nilze Carvalho, convidada especial de Marcel Powell, um dos principais nomes do violão brasileiro contemporâneo.

Cultura movimenta e economia local

A cada ano, o festival movimenta mais a economia das pequenas cidades. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), cada real investido retorna R$ 5,09 para a economia local. A ocupação hoteleira atinge 100% durante o evento, o que gera mais de 600 empregos em turismo, transporte, segurança e alimentação. O público também impulsiona produtores locais e incentiva a revalorização de tradições. Nas fazendas, produtores de café, cachaça e queijo expõem seus produtos para degustação e comercialização.Ao integrar cultura, turismo e meio ambiente, o Festival Vale do Café consolidou-se como referência em desenvolvimento sustentável. As atividades educativas e os projetos sociais democratizam o acesso à arte, enquanto as rodas de conversa e os cafés culturais reforçam o compromisso com a memória e a identidade.

Uma atração à parte são os ensaios na praça central de Vassouras por alunos que participam dos cursos de música oferecidos pelo Festival. Coordenados pelo professor Rodrigo Belchior, turmas de todas as idades passeiam por oficinas de cordas, sopro, metais e, por 5 dias, ampliam o repertório nas aulas de musicalização e passam pela experiência do coral cênico. Se apresentam durante a semana no centro Cultural Cazuza e o encerramento é marcado por uma apresentação entre alunos e professores, na Igreja Matriz de Vassouras.

“Chegar aos 20 anos do Festival Vale do Café é celebrar a resistência da cultura e o poder transformador da arte”, afirma Roberta Kelab, COO da Backstage, empresa produtora do festival, que este ano completa 30 anos de atuação na área de grandes eventos.

O Festival Vale do Café é um projeto da Backstage Produções. Em sua 20ª edição, conta com o patrocínio de MRS, Light, Sebrae e da Secretaria de Estado de Turismo e de Cultura. Uma parceria cultural do Sesc, o apoio institucional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. parceria de mídia da Onbus Digital e Rádio Vassouras FM; Lei Rouanet, realização “Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução”.

Mais informações no site do evento.

18/07 – Sexta-feira

Fazenda Florença – Felipe Naim – Concerto de Piano

  • 14h às 15h – Visitação
  • 15h às 15h45 – Lanche
  • 16h – Concerto

19/07 – Sábado

Fazenda das Palmas – Angélica de da Riva, part. especial Max Barros no piano – Guerra & Paz

  • 09h30 às 11h – Lanche e Visitação
  • 11h – Concerto
  • 12h às 13h – Visitação Fazenda São Fernando – Zé Paulo Becker Grupo – Choro y Salsa
  • 15h30 às 17h – Visitação
  • 17h – Concerto
  • 18h às 19h – Lanche

20/07 – Domingo

Casarão Unifoa da Fazenda Três Poços – Choro Nota Dez – Entre o Choro e o Afro-Samba: Homenagem a Baden Powell

  • 9h30 às 10h45 – Visitação
  • 11h – Concerto
  • 12h – Lanche

25/07 – Sexta-feira

Fazenda União – Edigar Nio Trio, part. especial Yumi Park – Entre a Bossa e o Tango

15h às 16h – Lanche16h – Concerto17h – Visitação

26/07 – Sábado

Fazenda Ponte Alta – Léo Gandelman convida Eduardo Farias – Música de Fronteira

  • 09h às 10h – Visitação
  • 10h às 11h – Lanche
  • 11h – Concerto Fazenda Alliança – José Staneck, Ricardo Santoro e Marina Spoladore – Viva a Ópera
  • 14h30 às 15h30 – Visitação ao Caminho do Café
  • 15h às 16h – Lanche
  • 16h – Concerto

27/07 – Domingo

Fazenda Monte Alegre – Marcel Powell convida Nilze Carvalho – Musicalidade Negra

  • 09h30 às 10h45 – Visitação
  • 11h – Concerto
  • 12h – Lanche

18/07 – Sexta-feira

Gafieirando – O Show

20h30h: Praça Irineu Mendonça, Ipiabas – Barra do Piraí

19/07 – Sábado

Roda de Choro – Tributo a Turíbio Santos

19h: Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição – Vassouras

20/07 – Domingo

Orquestra Sanfônica – Sanfonas do Brasil

15h: Praça Teixeira Campos, Pinheiral

21/07 – Segunda-feira

Coro Juvenil- Programa Aprendiz Musical

18h: Centro Cultural Cazuza, Vassouras

22/07 – Terça-feira

Café Cultural – 18h: Centro Cultural Cazuza, Vassouras

23/07 – Quarta-feira

Café Cultural – 18h: Centro Cultural Cazuza, Vassouras

24/07 – Quinta-feira

Café Cultural

18h: Centro Cultural Cazuza, Vassouras Cristina Braga

20h: Catedral de Nossa Senhora da Glória, Valença Braga Priscila Rato e Marcelo Caldi – Música Brasileira20h: Igreja Matriz Sant’Anna, Piraí25/07/2025 – Sexta-feiraConcerto de professores e alunos10h: Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição, VassourasUlisses Rocha Trio – Tributo a Milton Nascimento19h: Centro Cultural do Café, Rio das Flores26/07/2025 – SábadoKiko Horta Trio – Sanfona Faz a Festa19h: Estação Ferroviária, Eng. Paulo de Frontin*Café Cultural: uma roda de bate-papo, seguido por um recital apresentado pelos alunos dos cursos de música do Festival Vale do Café. Exceto os concertos realizados nas fazendas, todas as demais atividades do Festival Vale do Café 2025 serão gratuitas e abertas ao público. ENDEREÇOS DE FAZENDAS Fazenda FlorençaEndereço: Estrada Cachoeira, 1560, Conservatória – Valença – RJ Fazenda das Palmas Endereço: Estrada das Palmas, 9444 – Barão do Amparo, Eng. Paulo de Frontin – RJ Fazenda São Fernando Endereço: Rodovia Lúcio Meira, Km 218 – Massambará – Vassouras – RJ Casarão Unifoa Endereço: Campus Universitário Olezio Galotti, Avenida Dauro Peixoto Aragão, número 1325, bairro Três Poços, em Volta Redonda – RJ Fazenda União Endereço: Estrada do Abarracamento (RJ – 135, Km 25 – Rio das Flores – RJ Fazenda Ponte Alta Endereço: R. Silas Pereira da Mota, 880 – Parque Santana – Barra do Piraí – RJ Fazenda Alliança -Endereço: RJ 145 (Barra do Piraí/Valença), Km 47 – Barra do Piraí, RJ Fazenda Monte Endereço: R. D, 1429-1293 – Monte Alegre, Paty do Alferes – RJ Quem tem direito a meia-entrada? Moradores da Região do Vale do Café, assim como pessoas com idade superior a 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência, jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes e professores da rede pública. Lembrando que a comprovação da meia-entrada deverá ser apresentada no dia do evento pelo beneficiário.Obs: Para adquirir ingressos populares não é necessário nenhum tipo de comprovação; qualquer pessoa pode comprar

Tags: destaquesFestival Vale do CaféVale do café
Anterior

Parque Nacional do Itatiaia registra -9,2 °C e tem segunda menor temperatura do ano

Próximo

Trump ameaça taxar em 10% países que se aproximarem do Brics

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Trump ameaça taxar em 10% países que se aproximarem do Brics

Trump ameaça taxar em 10% países que se aproximarem do Brics

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados