Inscrições para a mostra competitiva vão de 20 de agosto a 10 de setembro e são abertas a documentários nacionais de longa, média e curta-metragem
O 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade chega a Volta Redonda em novembro e convida o público da região para assistir aos filmes, debater e participar de oficinas com o foco na emergência climática, na promoção de práticas sustentáveis e em ações que protejam o meio ambiente.
O festival, que acontece entre os dias 6 e 9 de novembro, visa exibir documentários nacionais e internacionais, de longa, média e curta-metragem, divididos em mostras competitiva e paralelas. O evento é uma produção da Urbano Filmes, em parceria com o Ecofalante – maior festival de cinema dedicado aos temas socioambientais da América Latina – e coprodução da CAVIDEO.
As inscrições de produções nacionais para a mostra competitiva estarão abertas de 20 de agosto a 10 de setembro. As informações estão no site www.festivalvrambiental.com.br. Podem se inscrever documentários de longa, média e curta-metragem, produzidos entre 2023 e 2025, com temática ambiental, especialmente sobre emergências climáticas.
Os filmes do 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade serão exibidos nas mostras “Competição Nacional”, “Panorama Internacional” e “1 Minuto Clima”, esta dedicada a vídeos de 1 minuto feitos por estudantes da Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, a partir de oficinas promovidas pelo festival. Esse mesmo projeto também será realizado na UFF, exclusivamente para as unidades de Volta Redonda.
Todas as atividades do VR Ambiental serão gratuitas e acontecerão no GACEMSS, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni e no auditório da UFF, na Vila Santa Cecília. O Festival visa a formação e capacitação do público, baseadas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A data do evento foi estrategicamente escolhida por ser a véspera da COP 30, a conferência climática mais importante do mundo, que este ano acontece no Brasil, em Belém (PA).
“O festival pretende oferecer ao público um debate reflexivo sobre a emergência climática, tema que abrange os principais problemas ambientais contemporâneos – que vão desde as inundações das cidades provocadas pelas intensidades de chuvas, desabamentos de encostas, secas prolongadas até mesmo a insegurança hídrica e alimentar que forçam milhares de pessoas a deixarem suas casas no mundo todo”, comenta o produtor e cineasta volta-redondense Marco Antônio Pereira, idealizador do festival.
Os curadores do 1º Festival VR Ambiental: Cinema e Sustentabilidade são Andrea Cals, curadora, produtora e parecerista de conteúdo audiovisual; Eliane Pessoa Omena, bióloga marinha, doutora em Ecologia e consultora ambiental; e Saulo França Rosa, produtor e curador do festival Ecofalante.



















