Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Entretenimento Cinema

Filme apoiado pela Fundação Cultura Barra Mansa leva três prêmios no Festival de Gramado

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
23 de agosto de 2022
em Cinema
0
Filme apoiado pela Fundação Cultura Barra Mansa leva três prêmios no Festival de Gramado

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Share on FacebookShare on Twitter

O “Último Domingo” foi contemplado por melhor direção de arte, melhor fotografia e melhor atriz

O filme “Último Domingo”, apoiado pela Fundação Cultura Barra Mansa, foi exibido e premiado no 50º Festival de Cinema de Gramado, que terminou no último sábado, dia 20. Ele se sagrou campeão nas categorias ‘Curtas-Metragens brasileiros’ com melhor direção de arte para Joana Claude, melhor fotografia para Fernando Macedo e melhor atriz para Jessica Ellen.

Diretor e roteirista do filme, Renan Brandão destacou a qualidade dos filmes apresentados este ano no festival, que é o principal do setor nacional e ocorre anualmente, incluindo produções brasileiras e latinas. Além disso, é oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema (INC). “Nosso filme ganhou esses prêmios, mas tinham outros filmes muito fortes, muito bons”, ressaltou Renan.

O curta contou com o apoio da Fundação Cultura de Barra Mansa (FCBM), através do Edital Curta Barra Mansa; publicado em 2020 com recursos da Lei Aldir Blanc. A metragem é uma adaptação do capítulo inicial do livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, do consagrado escritor José Saramago.

O roteirista relembra a emoção que foi neste ano em Gramado. “Ficamos muito contentes e agora estamos nos preparando para o Festival de Cinema Latino-Americano de Biarritz, na França. Vamos para representar o Brasil”.

Brandão enfatizou como o edital foi fundamental para a realização do filme e salientou a atuação do Marcelo Bravo, Presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa. “O Bravo foi uma figura fundamental para essa criação. A pandemia proporcionou a Lei Aldir Blanc, que permitiu que realizássemos esse projeto. Além do edital, o Bravo está fazendo um trabalho muito legal na Fundação Cultura, reunindo os agentes culturais da região para realização de trocas de informações sobre como potencializar nosso setor”.

O presidente da Fundação Cultura destaca o impacto das três categorias levadas a Gramado. “Quando nós vemos um projeto que recebeu investimentos públicos da nossa cidade com repercussão nacional e internacional, além da alegria e do orgulho, nós temos a sensação de construir referências. O Renan, com esse filme, se insere como um importante exemplo para incentivar os produtores, especialmente os jovens e iniciantes. Os próximos editais e projetos contemplados agora sabem que o caminho é possível, sabem que podem encontrar seu lugar ao sol a partir de fomentos diretos daqui da nossa cidade”, disse Marcelo Bravo.  

Sinopse do ‘O Último Domingo’

A madrugada apresenta-se estranha, com prenúncio de mudança. Na manhã seguinte, Maria recebe uma visita misteriosa que deixa José perturbado e a levará a ressignificar seu próprio destino. Livremente inspirado em trecho da obra “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” de José Saramago, o filme buscará explorar os laços afetivos de personagens bíblicos, propondo um novo olhar para estas personalidades símbolos do cristianismo, não como um filme religioso, mas sim como uma reflexão pertinente acerca do patriarcado em uma das passagens mais conhecidas das escrituras.

O projeto promove um encontro autoral da cultura afro e do feminino com a literatura de Saramago. Difundindo temas importantes da sociedade atual, encontra solo fértil para a disseminação da literatura em língua portuguesa através do cinema nacional.

Tags: Barra Mansacurta metragemFestival de Cinema de GramadoFundação Cultura Barra MansaPrêmioÚltimo Domingovencedor
Anterior

Três traficantes morrem em troca de tiros com a PM em Volta Redonda

Próximo

Operação Lei Seca aponta alto índice de motoristas embriagados em Paraty

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Operação Lei Seca aponta alto índice de motoristas embriagados em Paraty

Operação Lei Seca aponta alto índice de motoristas embriagados em Paraty

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados