“Cortiço no Asfalto” propõe reflexão sobre efeitos da gentrificação na cidade, o apagamento da memória popular e a resistência de quem insiste em permanecer onde construiu sua história; entrada é gratuita nos dias 30 e 31 de agosto
Nos dias 30 e 31 de agosto, o grupo teatral Os Sem Palco estreia o espetáculo Cortiço no Asfalto, no Espaço Z, em Resende. A peça autoral, criada de forma coletiva, propõe uma reflexão poética e política sobre os efeitos da gentrificação na cidade, o apagamento da memória popular e a resistência de quem insiste em permanecer onde construiu sua história. Imperdível.
A estreia marca o primeiro projeto autoral do grupo, fundado em 2023 após a apresentação de Eles Não Usam Black Tie, dirigido por Fernanda Simões, que lotou o Espaço Z em junho de 2024 e trouxe de volta o debate sobre cultura e estrutura teatral em Resende. Agora, o grupo dá continuidade ao seu trabalho com um espetáculo inédito, viabilizado por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Cortiço no Asfalto é atravessado por memórias afetivas e questões urgentes da cidade. A trama se passa em um cortiço ameaçado por um projeto de demolição para a construção de um condomínio. A morte misteriosa de um jovem morador se torna o ponto de partida para revelar relações de poder, descaso e corrupção que permeiam o espaço urbano e suas lutas invisíveis.
Além do espetáculo, o grupo propõe um diálogo com o público. No segundo dia de apresentação, acontece uma roda de conversa com convidados especialistas, com o tema “Patrimônio, memória e afeto: a importância do patrimônio para a história dos resendenses”. O encontro será gratuito e aberto ao público, logo após a sessão do dia 31.
A entrada é gratuita, mas a lotação é limitada. Para acompanhar as novidades, os bastidores do processo criativo e garantir seu lugar na plateia, siga o grupo @os.sem.palco no Instagram e nas redes sociais.




















Essa turminha dos Os Sem Palco são do balacobaco, estão agitando a cena teatral de Resende!
Estarei lá no sábado!!!