Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia Impostos

Guerra fiscal: Governo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
20 de dezembro de 2021
em Impostos
0
Guerra fiscal: Governo reduz alíquota do ICMS para caminhões elétricos

Caminhão elétrico fabricado em série na fábrica da Volks em Resende, no Estado do Rio

Share on FacebookShare on Twitter

Queda de seis pontos percentuais no Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) entra em vigor a partir do próximo ano

O Governo do Estado de São Paulo recebeu a aprovação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para a redução da alíquota do ICMS para os caminhões elétricos, de 18% para 12% já em 2022. A votação foi na semana passada. Com isso, São Paulo acirra a guerra fiscal entre os Estados, já que o primeiro caminhão elétrico fabricado em série no Brasil é o e-Delivery. O projeto foi elaborado na Alemanha e hoje é fabricado na unidade da Volks, em Resende, no Estado do Rio.

A proposta do Governo de reduzir o ICMS em seis pontos percentuais tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento da indústria automobilística paulista, alavancar a comercialização e renovação sustentável da frota no Estado, além de estimular o mercado tecnológico voltado aos caminhões elétricos – extremamente importantes na redução das emissões de carbono e ruídos em todo o Estado.

Os incentivos à eletromobilidade, promovidos pelo Governo de São Paulo, ocorrem num momento em que as vendas de eletrificados crescem no Brasil, e aumentam a guerra fiscal entre os estados. Segundo relatório da Agência Internacional de Energia (IEA), existem 10 milhões de carros, 600 mil ônibus e 31 mil caminhões elétricos no mundo – categoria que mais apresentou aumento de vendas nos últimos dois anos, sobretudo na China e na Europa, devido aos incentivos criados.

Tags: caminhões elétricosdestaquesguerra fiscalRio de Janeiro
Anterior

Ex-líder estudantil Gabriel Boric vence as eleições no Chile

Próximo

“Natal Brilho Real foi o natal da família de Porto Real”, diz Serfiotis durante encerramento do evento

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
“Natal Brilho Real foi o natal da família de Porto Real”, diz Serfiotis durante encerramento do evento

"Natal Brilho Real foi o natal da família de Porto Real", diz Serfiotis durante encerramento do evento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados