Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Hospital Dr. Munir Rafful em Volta Redonda recebe certificação internacional por atendimento a AVC

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
27 de fevereiro de 2026
em Cidades
0
Hospital Dr. Munir Rafful em Volta Redonda recebe certificação internacional por atendimento a AVC
Share on FacebookShare on Twitter

World Stroke Organization reconhece excelência no protocolo Angels e faz do município o primeiro do RJ com o padrão internacional para AVC.

A equipe do Hospital Municipal Dr.Munir Raffur (Hospital do Retiro), da rede municipal de saúde de Volta Redonda, recebeu nesta semana a certificação Platinum Status – WSO Angels, concedida pela World Stroke Organization (WSO), referência internacional no atendimento a pacientes com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral), por meio do projeto Angels. Volta Redonda é a primeira cidade do estado do Rio a receber essa certificação, que também reconheceu os esforços do Hospital São João Batista (HSJB) na área.

O trabalho da World Stroke Organization tem por finalidade reconhecer as ações dos hospitais que seguem rigorosamente protocolos assistenciais baseados em evidências científicas, garantindo diagnóstico rápido, tratamento ágil e redução de sequelas e mortalidade por Acidente Vascular Cerebral.

“O AVC é uma emergência médica tempo-dependente. Cada minuto conta. Quanto mais rápido o diagnóstico e o início do tratamento, maiores são as chances de recuperação sem sequelas”, disse a diretora-geral do Munir Rafful, Márcia Cury, que também é secretária de Saúde de Volta Redonda.

“A conquista do selo Platinum demonstra que o Hospital do Retiro atua com excelência no tempo porta-agulha (chegada do paciente até o início do medicamento trombolítico), na organização da linha de cuidado, na atuação integrada entre equipes médica e de enfermagem, no diagnóstico por imagem e regulação”, acrescentou a secretária.

Unidos para salvar vidas

A parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda – por meio das secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (SME) – e o Programa Angels teve início em julho de 2024. Coordenada pela farmacêutica Boehringer Ingelheim e apoiada pela World Stroke Organization, a iniciativa atua em duas frentes: a capacitação dos serviços de saúde para o atendimento a pacientes com AVC e a educação de crianças sobre os sintomas da doença, por meio do projeto Fast Heroes.

O reconhecimento concedido pelo programa contempla municípios aptos a oferecer atendimento integral e eficiente a vítimas de AVC. No caso de Volta Redonda, isso inclui dois hospitais de referência certificados pela Iniciativa Angels – o Hospital São João Batista (HSJB) e o Hospital Dr. Munir Rafful –, além de protocolos estruturados para acompanhamento de pacientes na fase aguda e na reabilitação. Também foram capacitados a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho, as unidades da Atenção Primária à Saúde e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o encaminhamento adequado dos casos.

A rede municipal de saúde conta atualmente com quatro portas de entrada para urgência e emergência: o HSJB, o Hospital do Retiro, o Hospital Municipal Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG), no bairro Aterrado, e a UPA Santo Agostinho. O Samu, que opera com três bases de atendimento no município, conquistou o Nível Diamante no Angels Awards, premiação dedicada aos serviços médicos de emergência. Completam a rede as 46 unidades de Atenção Primária, com funcionamento de segunda a sexta-feira.

Tags: AVCcertificaçãodestaquesHospital do RetiroHospital Dr. Munir RaffulVOLTA REDONDA
Anterior

Piraí: homem furta bicicleta e acaba preso ao se esconder dentro de delegacia

Próximo

Volta Redonda: câmeras revelam farsa em suposto roubo de carro

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Volta Redonda: câmeras revelam farsa em suposto roubo de carro

Volta Redonda: câmeras revelam farsa em suposto roubo de carro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Família de menino de 8 anos faz campanha para custear tratamento em São Paulo

    Família de menino de 8 anos faz campanha para custear tratamento em São Paulo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Tragédia na BR-393: família que morreu seguia de Juiz de Fora para Costa Verde

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Sem concessionária, Prefeitura de Barra do Piraí auxilia na liberação da BR-393 após acidente fatal

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Ataque a tiros mata jovem de 26 anos em Barra Mansa

Ataque a tiros mata jovem de 26 anos em Barra Mansa

10 de outubro de 2026
Douglas Ruas é confirmado governador eleito do Rio

Douglas Ruas é confirmado governador eleito do Rio

10 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados