O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de acumulado de chuva, classificado com grau de severidade de Perigo Potencial, válido a partir das 9h desta segunda-feira (5) até as 23h59 de quarta-feira (7 de janeiro). O aviso abrange diversas regiões do Sudeste, incluindo o Sul Fluminense, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e áreas do Vale do Paraíba Paulista.
De acordo com o Inmet, há previsão de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia. O cenário indica baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em municípios com histórico de áreas vulneráveis, encostas e margens de rios.
Entre as cidades incluídas no alerta estão Angra dos Reis, Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e municípios do interior do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Orientações à população
Diante da previsão de chuva persistente, o Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe qualquer alteração em encostas e terrenos, e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante os períodos de chuva mais intensa.
As autoridades também orientam atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos, principalmente durante a noite e a madrugada, quando a visibilidade é menor.
Defesa Civil e Bombeiros em alerta
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. As equipes permanecem em estado de atenção para atendimento a ocorrências relacionadas às chuvas.
O Inmet reforça que os avisos meteorológicos podem ser atualizados a qualquer momento, conforme a evolução das condições climáticas, e recomenda que a população acompanhe os comunicados oficiais



















