Folha do Interior
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigo/Opinião

Os medos do envelhecer

admin by admin
1 de outubro de 2025
em Artigo/Opinião
0
Os medos do envelhecer
Share on FacebookShare on Twitter

Por Munir Neto

Durante três semanas, sem que soubessem minha intenção, conversei com pessoas de diversas faixas etárias e condições socioeconômicas, todas com idade abaixo de 50 anos, para saber os maiores medos delas no que se refere a envelhecer. Foram bate-papos informais, tanto em Volta Redonda, quanto no Rio e outros municípios do Sul Fluminense.

Essa semana no Brasil e no mundo está se comemorando o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. A proximidade da data me levou a fazer essa pesquisa informal.

Ainda que eu tenha uma longa estrada de escuta ativa junto aos idosos – pela experiência de mais de 17 anos lidando com esse público, tanto à frente da Secretaria de Assistência Social de Volta Redonda e Angra, como presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Alerj – me cobrei ouvir aqueles que ainda não se enquadram no perfil.

Os maiores medos são, por ordem, viver com limitações físicas, perder a sanidade mental e perder a autonomia. Saúde física, mente ativa e independência são os “privilégios” mais almejados.

Levei o resultado à minha equipe e mergulhamos em pesquisas e referências. Sentimos orgulho por Volta Redonda ter inúmeros equipamentos e programas públicos para a pessoa idosa que atendem esses anseios. E muitos implantados ou expandidos em minha gestão como secretário de Assistência Social.

As atividades esportivas, que promovem a saúde física evitando ou melhorando as limitações; a Academia da Vida, onde há música, dança e teatro, que contribuem para evitar ou retardar perdas cognitivas e de memória; o Centro-Dia para Pessoas com Alzheimer e Familiares, que acolhe e cuida daqueles que já tiveram tais perdas; os Grupos de Convivência, que trabalham a autonomia da pessoa idosa e que expandi de 4 para 70; e o Bloco da Vida, que contribui para saúde mental e autonomia, são alguns desses equipamentos.

Todos são intersetoriais e multidisciplinares. Em paralelo, há ações que focam na convivência intergeracional, envolvendo diversas secretarias. Encontramos semelhanças com os equipamentos e programas e ações intergeracionais da Suíça, Noruega, Suécia, Canadá e Alemanha, países que possuem as melhores políticas públicas para os idosos.

Quando a política pública para pessoas idosas inclui todas as etapas da vida, desde a primeira infância, ela tem uma eficácia natural e sustentável. Ela muda uma cultura. A violência física, psicológica e patrimonial contra a pessoa idosa, por exemplo, é praticada justo pelos não idosos. Acolher, cuidar, dar autonomia a elas é algo que pode e deve “vir de berço”.

Nas próximas semanas, a Comissão da Pessoa Idosa iniciará um ciclo de ações educativas intergeracionais, além de já termos elaborado alguns projetos de lei nesse sentido. E continuaremos cobrando o respeito aos direitos dos idosos. Mais do que direito deles, é obrigação de toda a sociedade. E esse respeito tem de ser uma cultura solidificada, intergeracional.

Munir Neto é deputado estadual e presidente da Comissão da Pessoa Idosa da Alerj

Tags: artigoEnvelhecerMunir Neto
Anterior

Barra do Piraí estreia a Feira Literária Barrense com programação gratuita

Próximo

Barra Mansa promove 1ª Expo Cristã neste fim de semana

admin

admin

Próximo
Barra Mansa promove 1ª Expo Cristã neste fim de semana

Barra Mansa promove 1ª Expo Cristã neste fim de semana

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Santa Casa de Barra do Piraí recebe mulheres de São José do Turvo para exames de mamografia

    Santa Casa de Barra do Piraí recebe mulheres de São José do Turvo para exames de mamografia

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Festival Mutuá reúne mais de 30 atrações gratuitas em Paraty

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em Barra Mansa

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Carnaval
  • Ciência
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Siderurgia
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
    • Artesanato
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Falecimento
  • Geral
  • História
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Senado
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
como usar o bonus do 1win

Últimas Notícias

Temporais afetam cerca de 100 mil pessoas no estado do Rio

Sul e Sudeste têm previsão de chuva intensa e ventos fortes ao longo da semana

17 de novembro de 2025
Prazo para aderir ao Refis de Volta Redonda termina nesta quarta-feira

Prazo para aderir ao Refis de Volta Redonda termina nesta quarta-feira

17 de novembro de 2025
Lucky Jet

© 2019 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2019 Todos os direitos reservados