Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Saúde

Outubro Rosa: Reconstrução Mamária Contribui para a autoestima da mulher após o câncer de mama

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
4 de outubro de 2023
em Saúde
0
Outubro Rosa: Reconstrução Mamária Contribui para a autoestima da mulher após o câncer de mama
Share on FacebookShare on Twitter

Cirurgião plástico fala sobre o procedimento em mulheres durante o tratamento

Uma das situações mais desafiadoras que uma mulher pode enfrentar é o diagnóstico de câncer de mama. É uma batalha que exige, sobretudo, coragem e resiliência.

O Ministério da Saúde estima que cerca de 66 mil brasileiras foram diagnosticadas com a doença no ano passado.

Em muitos casos, a mastectomia – a remoção total ou parcial de uma ou ambas as mamas, é a opção necessária para controlar ou erradicar o câncer.

Após um tratamento bem sucedido, a reconstrução mamária desempenha um papel fundamental na jornada de recuperação da autoestima das mulheres. O procedimento ajuda a aumentar a confiança e melhorar a qualidade de vida.

Para algumas pacientes, essa cirurgia representa uma oportunidade de recomeçar e voltar a se sentir bem com o próprio corpo.

Atualmente existem diversas técnicas de reconstrução disponíveis, incluindo a reconstrução imediata (realizada no mesmo procedimento da mastectomia) e a reconstrução tardia (realizada meses ou anos após a mastectomia).

Cada paciente é única, e as opções são adaptadas para atender às suas necessidades e preferências individuais
O cirurgião plástico Dr. Thiago Hayashi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é especialista no procedimento e destaca que as pacientes que passam pela mastectomia são candidatas à reconstrução mamária. Ele complementa a técnica com enxerto de gordura, para dar um resultado mais harmônico e natural aos novos seios.


“ É coletada a gordura de alguma região do corpo e, então, é feito o detalhamento, o ‘refino’ da nova mama. É uma forma muito interessante. Claro que, só com o enxerto de gordura a gente não consegue chegar ao resultado total. Ele sempre vai entrar – seja na primeira cirurgia ou nas posteriores – como um retoque final que ajuda muito a paciente”.

Reconstrução pelo SUS e Convênios Médicos

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante o direito à reconstrução mamária imediata, desde que a paciente tenha condições de saúde. Além disso, os convênios médicos também são obrigados por lei a cobrir cirurgias reparadoras, incluindo a reconstrução mamária.
A escolha do implante após a mastectomia
A escolha da prótese é uma parte crucial do processo de reconstrução. O cirurgião plástico orienta as pacientes na seleção da prótese que melhor atende às necessidades e aos desejos individuais.
O profissional trabalha em estreita colaboração com as pacientes, discutindo opções, expectativas e planos de tratamento. A arte da reconstrução mamária é equilibrar a estética com a funcionalidade, proporcionando resultados que não são apenas belos, mas também duradouros.

” É um momento muito delicado. É muito mais uma questão de suporte para a paciente não desistir e seguir todas as orientações médicas. A paciente vai passar por etapas. O apoio psicológico também é muito importante. É um caminho que a paciente nunca trilhou. Sempre que a gente vai em um caminho novo dá medo. Eu acompanho pacientes há muito tempo e é muito gratificante ver o encerramento do tratamento. Existe luz no fim do túnel”, finalizou Dr. Thiago Hayashi.

Dr. Thiago Hayashi é cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)
@drthiagohayashi

Tags: Brasilcirurgia plásticadestaquesOutubro RosaReconstrução MamáriaThiago Hayashi
Anterior

Prefeito de Piraí recebe Cláudio Castro para uma série de inaugurações e anúncios importantes

Próximo

Vereador Edson Quinto propõe Semana de Prevenção e Combate ao Racismo em Volta Redonda

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Vereador Edson Quinto propõe Semana de Prevenção e Combate ao Racismo em Volta Redonda

Vereador Edson Quinto propõe Semana de Prevenção e Combate ao Racismo em Volta Redonda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados