Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde Pública

Panorama Covid-19 apresenta cenário estável, mas com aumento da taxa de positividade

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
22 de maio de 2022
em Saúde Pública
0
Panorama Covid-19 apresenta cenário estável, mas com aumento da taxa de positividade
Share on FacebookShare on Twitter

Nova ferramenta substitui o Mapa de Risco da Covid-19 e será publicada semanalmente

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), publica, neste sábado, dia 21, o primeiro Panorama Covid-19, um boletim semanal com indicadores precoces que ganharam maior peso no acompanhamento do cenário epidemiológico atual da pandemia de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro. A nova ferramenta substitui o Mapa de Risco da Covid-19 num momento em que os números de casos, óbitos e internações estão baixos, tornando a fórmula que determinava o bandeiramento inadequada.  
– No momento em que os números de casos, óbitos e de exames de PCR realizados estão baixos, qualquer variação, por menor que seja, provoca um impacto nos indicadores usados na equação do mapa de risco que não reflete a realidade. Se o número de óbitos em determinado município sobe de 1 para 2, gera um aumento de 100% no indicador e uma grande pontuação na fórmula que gera o bandeiramento. O mesmo acontece com a taxa de positividade de exames RT-PCR. Hoje, ainda não estamos numa endemia, mas o estado do Rio já apresenta níveis endêmicos da Covid. Por isso, a Vigilância precisou adequar a ferramenta de acompanhamento da doença – explica o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.
O Panorama Covid semanal aumenta a atenção nos indicadores precoces, como atendimentos de síndrome gripal nas UPAs e testagem de antígenos registradas no e-SUS, que inclui os exames realizados nas unidades de saúde do estado e até nas farmácias. A primeira edição, publicada neste sábado (21.05), mostra um cenário estável. Os indicadores que refletem a capacidade assistencial, como atendimento em UPAs, também se mantêm estáveis. O número de solicitações e o de espera por leitos atingiram os níveis mais baixos do ano. Apenas um dos indicadores de alerta sofreu alteração: a taxa de positividade dos testes de antígeno passou de 16%, no dia 10 de maio, para 22%, no dia 17 de maio. Nos testes de RT-PCR, a taxa de positividade saiu de 15,8%, em 10 de maio, para 22%, em 17 de maio.
A média diária de atendimentos a casos de síndrome gripal na semana epidemiológica 18 (de 1º a 7 de maio) foi de 358 atendimentos, sendo 223 de pediatria e 135 de adultos. Já na semana epidemiológica 19 (de 8 a 14 de maio), a média foi de 334 atendimentos diários, sendo 221 para pediatria e 124 para adultos. O que aponta uma redução de 4% em relação à média móvel dos últimos 7 dias.
Na última semana, a média diária de solicitações de leito de Covid-19 foi de 4 para UTI e 3 para enfermaria. No mesmo período, a média diária de pessoas aguardando leito Covid-19 foi de 3 para UTI e enfermaria. Os números de casos e de óbitos pela doença continuam a ser publicados no Painel Covid-19 (https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html#), onde também estará disponível o Panorama. Basta clicar no pop-up e baixar o documento em formato pdf. O novo boletim será divulgado às sextas-feiras.

Panorama-CovidBaixar
Tags: casoscoviddestaquesEstado do Rio
Anterior

Massa de ar frio começa a se dissipar, mas temperatura ainda é baixa

Próximo

Campanha pede ajuda para custear translado de barra-mansenses

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Campanha pede ajuda para custear translado de barra-mansenses

Campanha pede ajuda para custear translado de barra-mansenses

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados