Dudu Mota, de 10 anos, disputa pela primeira vez as 50 Milhas Cadete da Granja Viana, tradicional corrida de endurance do automobilismo brasileiro, em São Paulo
O piloto de kart Eduardo Martini Mota, o Dudu, de apenas 10 anos, fará nesta semana sua primeira participação nas tradicionais 50 Milhas Cadete do Kartódromo da Granja Viana (KGV), em Cotia (SP), no dia 19 de dezembro. A corrida marca também o primeiro endurance, prova de longa duração, da carreira do piloto, com previsão de 50 minutos de corrida, tendo uma parada obrigatória. Um desafio único e altamente formador no kartismo infantil brasileiro.
O piloto barra-mansense viaja nesta terça-feira, dia 16, com todo seu equipamento para São Paulo, para fazer treinos livres e conhecer a pista, já que Dudu nunca correu no KGV antes. A programação do evento prevê treinos oficiais nos dias 17 e 18 de dezembro; e warm-up, tomada de tempo e corrida no dia 19, sexta-feira. No dia 20 de dezembro, sábado, os pilotos das 50 Milhas Cadete farão uma volta de apresentação antes da largada das 500 Milhas Pro Adulto, um dos eventos mais emblemáticos do automobilismo nacional.
A corrida das 50 Milhas Cadete é uma prova especial, destinada exclusivamente a crianças de 8 a 11 anos que já possuem federação, experiência e carrega um forte valor afetivo e simbólico dentro do esporte. Mais do que velocidade, o formato endurance exige disciplina, foco, constância e controle emocional, sendo considerado um verdadeiro marco no desenvolvimento de jovens pilotos.
Dudu Mota chega a essa prova como o único piloto de kart profissional em atividade representando atualmente a região Sul Fluminense, reforçando a importância de sua participação e o impacto regional de sua trajetória no esporte. Bicampeão da categoria Mirim de Volta Redonda e de Guaratinguetá, e começando a ter experiência em competições de alto nível nesse ano, o piloto segue em processo de crescimento e aprendizado, mirando desafios maiores para a temporada de 2026, para a qual busca apoio e parcerias.
O evento ganha ainda mais relevância por integrar a programação das 500 Milhas Pro da Granja Viana, prova histórica que, no passado, contou com a participação de Michael Schumacher, quando ainda era conhecida como Desafio das Estrelas, além de nomes como Christian Fittipaldi, Ricardo Zonta, Tony Kanaan, dentre outros. Em 2025, a edição adulta tem a presença confirmada do atual piloto da Fórmula 1, Gabriel Bortoleto, além dos ex-pilotos da F1 Rubens Barrichello e Felipe Massa, e de Felipe Giaffone, ex-piloto da Indy, atual tetracampeão da Copa Truck e diretor do KGV. Também está prevista a participação de nomes de destaque da Stock Car e da NASCAR Brasil, além de jovens talentos que despontam no cenário internacional e são apontados como fortes candidatos a chegar à Fórmula 1 nos próximos anos, como Rafa Câmara, Pedro Clerot e Caio Collet.
A estreia de Dudu Mota nas 50 Milhas Cadete da KGV representa não apenas um passo importante em sua carreira esportiva, mas também a continuidade de uma tradição que une gerações, forma pilotos e mantém viva a essência do kartismo brasileiro.
“Estou muito animado para correr as 50 Milhas Cadete! Vai ser a primeira vez que vou correr na Granja Viana e ainda por cima em uma prova de endurance e tão famosa, então sei que vai ser um grande desafio. Quero dar o meu melhor para tentar ficar entre os seis primeiros e subir no pódio. Também estou muito feliz com essa oportunidade, porque vou poder ver de perto e encontrar no pit lane e nos boxes pilotos que correm ou já correram na Fórmula 1, como Gabriel Bortoleto, Felipe Massa e Rubinho, e quem sabe até conversar com eles. Vai ser muito legal!”, contou o piloto Dudu bastante empolgado.
Dudu segue evoluindo e representando toda a região Sul Fluminense nas pistas do Brasil. Interessados em acompanhar sua trajetória ou obter informações sobre como apoiar ou patrocinar o piloto podem seguir o piloto no Instagram: @dudummota.



















