Saiba quem vai comandar a segurança do Sul Fluminense
Uma mulher no comando do 5º CPA. Uma tenente-coronel assumindo o 28º BPM. O coronel mais popular da região indo para o Estado-Maior. A Polícia Militar do Rio de Janeiro promove, nesta quarta-feira (6), a maior reforma de comando do Sul Fluminense dos últimos anos — e as mudanças surpreendem pela extensão e pelos nomes escolhidos.
A decisão partiu do novo comandante-geral da PMERJ, coronel Sylvio Guerra, e redesenha de uma vez só a estrutura de policiamento que cobre Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Pinheiral, Rio Claro e toda a região até Paraty.
Saiba quem entra, quem sai e o que muda para a população
5º CPA — Coronel Daniele Farias assume. Ela estava como subcomandante do 1° CPA se torna a primeira mulher a comandar o policiamento de toda a região Sul Fluminense. Sai o coronel Ronaldo Martins, que estava há mais de dois anos no cargo e vai comandar o 7º CPA, na região Serrana.

Estado-Maior do 5º CPA — O coronel Moisés Sardenberg, que deixou o 28º BPM com índices históricos em abril, assume o Estado-Maior. Sai o coronel Vitor do Valle, que segue com Martins para a Serrana.
28º BPM (Volta Redonda, Barra Mansa, Pinheiral e Rio Claro) — A tenente-coronel Amanda, vinda de Angra dos Reis, assume o batalhão.
33º BPM — O tenente-coronel Belitardo, que estava na 2ª CIPM de Paraty, assume o comando.

2ª CIPM — Paraty — O coronel Leandro Maia, vindo do CIEAT (Centro de Instrução e Aperfeiçoamento de Tiro), assume a companhia.
37º BPM — A tenente-coronel Sabrina é transferida para o 5º Batalhão, no Centro do Rio. Assume o coronel Santos, ex-Subdiretor da unidade prisional da PM.
✅ 10º BPM — Sem alteração. O coronel Fábio permanece no comando.



















