Inscrições vão até o dia 22 de outubro, iniciativa da Fecomércio RJ irá valorizar e estimular empresas que durante a pandemia tiveram capacidade de adaptação e transformação social
Empresários de empresas de pequeno, médio e grande porte da capital do Rio e interior do estado têm até o dia 22 de outubro para participar da 2ª edição do Prêmio Visão Consciente, promovido pela Fecomércio RJ. A iniciativa vai reconhecer aqueles que fizeram a diferença em um momento tão adverso para os negócios e a economia, como a pandemia da Covid-19. Nesta nova edição, a premiação contará com duas categorias: Capacidade de Adaptação e Transformação Social, que premiarão até três empresas em cada divisão. O projeto integra o movimento Rio de Mãos Dadas, série de ações do Sistema Fecomércio RJ (Senac, Sesc e Fecomércio RJ) voltadas para a retomada da confiança da população fluminense. As inscrições podem ser feitas no site www.premiovisaoconsciente.com.br
“Os desafios enfrentados por esses empreendedores foram gigantescos. Milhares de comerciantes que ainda não utilizavam canais de vendas on-line foram forçados a navegar por mares digitais até então desconhecidos, como Instagram, Facebook, WhatsApp, para citar algumas ferramentas desse universo. Equilibrar a retomada econômica com práticas de transformação social e capacidade de adaptação é fundamental para a sustentabilidade das empresas. O Prêmio Visão Consciente visa reconhecer e motivar atitudes e projetos que gerem benefícios para toda a sociedade”, destaca o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Empresas de todos os portes podem inscrever suas ações. Do P (faturamento bruto igual ou inferior a R$ 360 mil) ao G (faturamento superior a R$ 4,8 milhões), passando pelo M (entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões). Será aceita apenas uma inscrição por CNPJ e a avaliação dos cases caberá à uma comissão julgadora de notáveis.
Premiação
Ao todo, até seis empresas serão contempladas e outras duas vão ser agraciadas com Menção Honrosa, respectivamente, pelo Sebrae Rio, com reconhecida iniciativa em um dos temas em questão, e pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade – Cetur Fecomércio RJ, destacando ação de impacto no setor de turismo.
Empresas conscientes, que enxergam longe, podem ir além não apenas em seus negócios. O Prêmio Visão Consciente pode levá-los a maior feira de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF 2022), que acontece anualmente, em janeiro, em Nova Iorque. A premiação tem o objetivo de reconhecer e estimular ações empresariais que se destacaram nesse ambiente pandêmico, respeitando todos os protocolos de saúde, se adaptando e realizando transformações sociais, mesmo durante tempos tão adversos, contribuindo para beneficiar os cidadãos do Estado do Rio de Janeiro.
Na 1ª edição, em 2019, a Região Médio Paraíba foi representada pela empresa de médio porte PH Pharma, que se destacou na ocasião em outra categoria distinta, Meio Ambiente, pelo trabalho de conscientização e orientação à população sobre descarte correto de medicamentos, no município de Barra Mansa.
“Ter participado da maior feira de varejo do mundo em Nova York foi uma experiência totalmente enriquecedora e que fez toda a diferença para o nosso negócio.” – diz Carine Kato, farmacêutica e sócia da PH Pharma.
Em função da pandemia, não haverá evento de lançamento, somente cerimônia de premiação, prevista para dezembro. O troféu a ser entregue aos ganhadores do prêmio foi desenvolvido por alunos do Senac RJ, que também elaboraram a identidade visual do PrêmioVisão Consciente.