Folha do Interior
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esporte
  • Segurança
  • Comportamento
  • País
  • Internacional
  • Expediente
  • Impresso
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Projeto da Prefeitura para crianças autistas ganha nova sede em Volta Redonda

admin by admin
13 de outubro de 2025
em Cidades
0
Projeto da Prefeitura para crianças autistas ganha nova sede em Volta Redonda
Share on FacebookShare on Twitter

Programa ‘Laço Azul’ amplia atendimentos e oferece novas atividades voltadas ao desenvolvimento infantil; serviço, que beneficia cerca de 300 famílias, foi lançado em 2022 dentro do Hospital do Retiro

O projeto “Laço Azul”, que oferece cuidado especializado a crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições do neurodesenvolvimento, ganhou nova sede na tarde desta sexta-feira, dia 10, em Volta Redonda. Lançado em 2022, no Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no bairro Retiro, o serviço da prefeitura funcionava no anexo do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).

O novo espaço, que leva o nome de Ruth Aiex Francisco, fica na Avenida Antônio de Almeida, número 603, no mesmo bairro. O local vai abrigar com mais comodidade as cerca de 300 crianças beneficiadas pelo “Laço Azul”, que tem como principal objetivo promover o desenvolvimento e a autonomia das crianças, por meio de intervenções baseadas na análise do comportamento e aplicadas nos diferentes contextos do dia a dia.

Prefeito Antonio Francisco Neto agradeceu a parceria do Sindicato dos Metalúrgicos, que cedeu o prédio que se tornou a nova sede do “Laço Azul”; à FOA (Fundação Oswaldo Aranha), que abrigou o projeto no anexo do Hospital do Retiro até então; a todos os colaboradores da Saúde e, especialmente, à secretária da Pasta, Márcia Cury, pela competência e dedicação; e ainda aos familiares de Ruth Aiex Francisco, a Tia Ruth.

“Pessoa maravilhosa, que passa a dar nome à essa iniciativa maravilhosa. As mais de 300 crianças beneficiadas pelo ‘Laço Azul’ serão melhor acolhidas na nova sede. Essa ampliação reforça o compromisso do programa com a inclusão, o cuidado integral e o desenvolvimento contínuo dos pacientes e de suas famílias”, disse o prefeito.

Neto reforçou a importância do projeto, destacando pessoas fundamentais para o sucesso do “Laço Azul”. Receberam placas de homenagem o neuropediatra Bruno Vieira Cury Inácio, que idealizou o projeto; a enfermeira Adriana Ribeiro dos Santos, que sempre atuou no projeto e assumiu a coordenação nesta nova fase do “Laço Azul” – ela dedicou a placa a todos os profissionais que atuam no projeto; além da equipe de manutenção do Hospital Munir Rafful.

Secretária de Saúde, Márcia Cury, afirmou estar emocionada e orgulhosa em ver o crescimento do “Laço Azul”, que surgiu da insistência do neuropediatra Bruno Inácio, em ampliar a assistência às crianças autistas e outras condições do neurodesenvolvimento.

“Começamos com 20 crianças e hoje atendemos 330. Tivemos apoio dos profissionais que, no início, traziam os próprios materiais para o atendimento, além da consultoria da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais)”, lembrou Márcia, que agradeceu à enfermeira Adriana pela parceria desde a criação do projeto e ao prefeito Neto pelo apoio. “Você é incansável na luta por uma saúde de qualidade”, disse a secretária sobre o prefeito.

O coordenador de Pediatria da Secretaria Municipal de Saúde e do Hospital Munir Rafful, Amaro Inácio, reforçou as palavras da secretária. “Com 45 anos de pediatria, experiência em saúde pública nas esferas Federal, Estadual e Municipal, afirmo que Volta Redonda hoje é referência em Saúde Pública no Brasil por conta dos investimentos feitos pela atual administração municipal. E a ampliação do “Laço Azul” é mais que um serviço, é um ato de amor”.

O deputado estadual Munir Neto afirmou que a nova sede do “Laço Azul” permite ao município avançar ainda mais no atendimento às pessoas autistas. “Temos na assistência social o Capd (Centro-dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência) I e II e outros equipamentos na área da Educação que colocam Volta Redonda como referência em inclusão”, afirmo.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, falou pelos outros secretários e citou a inclusão do Paradesporto nos Jogos Estudantis (Jevre) 2025. “Demos mais um passo para confirmar Volta Redonda como a cidade mais inclusiva do Brasil. Já temos a Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) e, agora, o Paradesporto no Jevre”, ressaltou, elogiando a nova sede do “Laço Azul” e a equipe do projeto, “tão importante para as crianças e as famílias atípicas do nosso município.”

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, Odair Mariano, falou da satisfação em ceder o espaço da entidade para um serviço tão importante. “Espero que as crianças fiquem felizes na nova sede e que o ‘Laço Azul’ alcance resultados ainda mais positivos.”

Também prestigiaram a inauguração da nova sede do “Laço Azul” o subsecretário de Governo do Estado do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable; a superintendente Executiva da FOA, Joseane Sampaio, representando o presidente da fundação, Eduardo Prado; a pró-Reitora de Extensão do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Ana Carolina Calegário; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria do Carmo Carbogim, a Carminha; os vereadores Zoinho e Paulinho do Raio X; e outras autoridades municipais.

Estrutura para promover qualidade de vida

A nova estrutura física do projeto “Laço Azul” foi pensada para proporcionar experiências práticas e funcionais, contando com consultórios para atendimento com especialistas; salas para atividades específicas; banheiros femininos e masculinos com acessibilidade; fraldário; sala sensorial; espaço com reprodução de cozinha e quarto para Atividades da Vida Diária (AVD); sala da coordenação e recepção. Essas atividades fazem parte da rotina e são essenciais para promover a independência e a qualidade de vida das crianças atendidas.

O “Laço Azul” conta com uma equipe multiprofissional altamente qualificada, composta por: médico-pediatra, neuropediatra, psiquiatra infantil, psicólogo, fonoaudióloga, educador físico, psicopedagoga, musicoterapeuta, assistente social e enfermeiro. Para ter acesso ao programa, é necessário encaminhamento exclusivo por meio de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF).

A nova sede do projeto foi aprovada pela família do João Carlos, de 8 anos, que mora do bairro Santa Cruz e está no “Laço Azul” desde o final de 2022. A mãe, Sofia Silva Costa, e o pai, Carlos Alberto Pereira de Oliveira, afirmaram que a frequência no projeto mudou o comportamento de João Carlos para melhor.

“Ele foi muito bem acolhido, melhorou a comunicação e a convivência na escola. Ele gosta muito de vir participar das terapias, sente falta quando não vem. E o novo espaço é ainda mais convidativo e estimulante”, disse Sofia. “Aqui é muito legal”, disse o menino que fez questão de cumprimentar e agradecer ao público que prestigiava a inauguração no microfone.

Homenagem a Ruth Aiex Francisco

A nova sede do “Laço Azul” ganha o nome de Ruth Aiex Francisco, chamada carinhosamente pelos mais íntimos de Tia Ruth. Ela nasceu em Barra do Piraí, em 9 de setembro de 1924, casou-se aos 22 anos com o “Tio Chico” e logo veio morar em Volta Redonda, em 1946.

Em uma cidade ainda em processo de crescimento, por conta da instalação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Tia Ruth e o marido montaram juntos uma pequena loja de calçados onde hoje é a Galeria Kennedy, na Avenida Amaral Peixoto, Centro.

Mãe zelosa, dedicou sua vida à educação e ao cuidado dos quatro filhos: Márcia, Ana, Ângela e Ivan, ensinando a importância da honestidade, da ética e do respeito. Adorava receber parentes e pessoas em sua casa, não medindo esforços para que todos se sentissem acolhidos com comidas saborosas.

Sempre vaidosa, elegante e ativa, gostava de tocar piano, viajar, jogar cartas com as amigas e estava sempre acompanhada pela cunhada, Dona Munira, mãe do prefeito Neto. Tia Ruth faleceu no dia 18 de setembro de 2025, aos 101 anos de idade.

A filha e médica, Ângela Maria Francisco Arbach, agradeceu pelo familiares de Ruth Aiex Francisco. “Só tenho a agradecer ao prefeito Neto e a Márcia Cury por lembrarem do nome da minha mãe para esse projeto de grande alcance e importância”, disse. Também estavam na cerimônia o filho Ivan, o neto Vinícius Arbach, que é secretário municipal de Fazenda, e sua esposa, Glaucileia Arbach, que coordena a enfermagem do Hospital São João Batista.

Tags: autistasdestaquesLaço Azulnova sedeVOLTA REDONDA
Anterior

Vigilância Sanitária interdita bar no Rio por vender bebida sem registro

Próximo

Volta Redonda investiga novo caso suspeito de intoxicação por metanol

admin

admin

Próximo
Polícia apreende bebidas clandestinas com rótulos falsificados no Rio

Volta Redonda investiga novo caso suspeito de intoxicação por metanol

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Barra Mansa e Quatis abrem inscrições para Passeio Ciclístico da Rota da Fé

    Barra Mansa e Quatis abrem inscrições para Passeio Ciclístico da Rota da Fé

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Duas pessoas são presas por tráfico de drogas em Barra Mansa

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Golpistas usam nome da CSN para fraude em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Campeonato Brasileiro 2023
  • Carnaval
  • Ciência
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Siderurgia
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Entretenimento
    • Artesanato
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Falecimento
  • Geral
  • História
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Senado
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
como usar o bonus do 1win

Últimas Notícias

Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense lança aplicativo

Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense lança aplicativo

13 de novembro de 2025
Marcelo Freixo participa de debate em Volta Redonda sobre comunicação e política

Marcelo Freixo participa de debate em Volta Redonda sobre comunicação e política

13 de novembro de 2025
Lucky Jet

© 2019 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2019 Todos os direitos reservados