Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

Projeto ‘Minha Bike na Escola’ combate sedentarismo em Barra Mansa

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
8 de agosto de 2022
em Educação
0
Projeto ‘Minha Bike na Escola’ combate sedentarismo em Barra Mansa
Share on FacebookShare on Twitter

Crianças se exercitam e aprendem a andar de bicicleta durante as aulas de educação física, recreio e intervalos

Estudantes mais cansados, desanimados e acima do peso. Essa é uma realidade relatada por pais e educadores de todo o Brasil após o período de pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não fazem o mínimo de atividade física recomendada por dia.

Para reverter essa situação e conscientizar sobre os benefícios da atividade física, o Colégio Verbo Divino, em Barra Mansa, resolveu inovar. O projeto “Minha Bike na Escola”, que incentiva a garotada a pedalar, ganhou um formato mais ampliado e convidou os estudantes a deixarem a bicicleta ou velotrol por três semanas na unidade durante o mês de agosto.

Durante as aulas de educação física, recreio e intervalos, as crianças da Educação Infantil aproveitam para se exercitar e praticar a atividade. A professora de educação física e criadora do projeto, Ana Paula Ferreira, explicou que em muitos casos os pequenos não sabem ainda nem mesmo pedalar e estão aprendendo dentro da escola.

“Nós sabemos que durante a semana é mais corrido para os pais e responsáveis conseguirem levar as crianças para andar de bicicleta, por isso, com essa atividade queremos que eles tomem gosto pela prática e sintam como fazer atividade física é prazeroso e assim chamem os papais e mamães para pedalarem ao menos aos finais de semana”, disse a professora.

De acordo com a diretora da unidade, Flavia Real, desde o retorno às aulas presenciais, as equipes de Coordenação Pedagógica trabalham para restabelecer o ritmo das aulas que foi afetado pela pandemia. Uma característica comum aos segmentos foi a necessidade de incentivar mais o movimento entre os estudantes que ficaram por muito tempo parados.

“Nós entendemos que a escola serve como um apoio para os pais nessa observação do comportamento dos seus filhos. Por isso promovemos atividades diferenciadas que levem mais bem-estar aos estudantes, ações essas que interferem diretamente na aprendizagem, além de promover uma experiência agradável que integra ainda mais os pais, avós, tios e todos os responsáveis que formam essa comunidade escolar”, disse Flavia.

A diretora ressaltou ainda que outras atividades foram intensificadas no colégio, inclusive exercícios mentais, jogos e outras iniciativas que movimentam também o pensamento e ampliam o desempenho da aprendizagem.

O Colégio Verbo Divino é reconhecido pelo estímulo ao esporte nesses 89 anos de sua fundação. Além das aulas regulares de educação física, a unidade oferece aulas extras de diversas modalidades e apoia ações esportivas na região.

Tags: Barra MansaciclismoColégio Verbo DivinodestaquesEducaçãoeducação físicaMinha Bike na Escolapedalarpós-pandemiasedentarismo
Anterior

CCR RioSP promove ouvidoria itinerante em Paraty

Próximo

Vistoria Itinerante do Detran.RJ acontece nesta quinta em Pinheiral

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Vistoria Itinerante do Detran.RJ acontece nesta quinta em Pinheiral

Vistoria Itinerante do Detran.RJ acontece nesta quinta em Pinheiral

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados