Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Rede de Proteção ao Idoso de Volta Redonda faz 34 atendimentos em outubro

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
12 de novembro de 2025
em Cidades
0
Rede de Proteção ao Idoso de Volta Redonda faz 34 atendimentos em outubro
Share on FacebookShare on Twitter

Serviço municipal oferece apoio social, psicológico e jurídico a pessoas em situação de vulnerabilidade

A Rede de Proteção ao Idoso de Volta Redonda, que funciona por meio do Núcleo de Atendimento ao Idoso (Nuai) e da atuação da Patrulha do Idoso – serviço da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) que atua por meio de visitas domiciliares, institucionais e acompanhamentos –, registrou 34 casos de pessoas idosas em situação de violação de direitos durante o mês de outubro. O relatório aponta que 19 das vítimas são mulheres e 15 homens, com maior incidência entre a faixa etária de 70 a 79 anos.

Entre os principais tipos de violência registrados no mês estão abuso financeiro (20,5%), abandono (15,4%), negligência (10,2%) e violência física (5,1%). O levantamento mostra ainda que, em muitos casos, os agressores são familiares diretos, como filhos (23,5%), cônjuges (2,9%) e netos (2,9%).

A maior parte das denúncias chegou ao Nuai por demanda espontânea (38,2%), o que demonstra que a população tem buscado os canais de apoio para denunciar ou relatar situações de violência contra idosos – o que pode ser refletido pelo trabalho da Semop e da Patrulha de Proteção ao Idoso, que leva semanalmente informações sobre os direitos dos maiores de 60 anos. Ao longo do mês, a patrulha realizou 34 visitas domiciliares e 21 rondas em instituições de longa permanência.

Outros encaminhamentos vieram da delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda (29,4%), da Semop (8,8%) e de órgãos como Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou o papel da integração da rede de proteção à pessoa idosa de Volta Redonda. “Mudamos o cenário da violência contra os idosos em Volta Redonda. Hoje, os dotamos com informação, onde eles são capazes de conhecer seus direitos, reconhecer uma situação de violência e procurar ajuda necessária. Já capacitamos mais de 10 mil pessoas sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, inclusive de outros municípios, e seguimos avançando”, disse Coronel Henrique.

Denunciar violação de direitos dos idosos

Para denunciar casos de violação de direitos ou violência contra idosos, as pessoas podem ligar para o 197 (Nuai, na Polícia Civil – 93ª DP); 153 (Guarda Municipal) ou o Disque 100 (serviço nacional e ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania). Também é possível buscar ajuda diretamente no 190 (Polícia Militar) ou na 93ª DP, com a Patrulha do Idoso ou na Assistência Social Jurídica da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

Tags: destaquesRede de Proteção ao IdosoVOLTA REDONDA
Anterior

Revelado pelo Clube dos Funcionários, Thierry Henry é convocado para a Seleção Sub-17 de Basquete

Próximo

Motorista que matou fisioterapeuta em atropelamento no Rio vai a júri popular

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Motorista que matou fisioterapeuta em atropelamento no Rio vai a júri popular

Motorista que matou fisioterapeuta em atropelamento no Rio vai a júri popular

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados