Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

Surdos fazem pré-vestibular com aulas em Libras em Volta Redonda

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
6 de março de 2023
em Educação
0
Surdos fazem pré-vestibular com aulas em Libras em Volta Redonda
Share on FacebookShare on Twitter

Alunos assistem aulas de diversas matérias em plataforma online e contam com orientação de intérprete

Alunos inscritos do projeto “Superando Barreiras” participaram nesta segunda-feira, 6, de uma aula inaugural do pré-vestibular exclusivo para surdos ou pessoas com deficiência auditiva. o projeto é promovido pelas secretarias da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi).

O curso ocorre por meio da plataforma online “Sinaliza Enem”, que dá aos alunos acesso a videoaulas com conteúdo totalmente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de disciplinas como: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e Redação. Durante todo o curso, um intérprete de Libras da prefeitura estará com os alunos em sala de aula para auxiliar no que for preciso.

A professora e idealizadora da plataforma, Bruna Enne, explicou que o diferencial do “Sinaliza Enem” é que as aulas não são uma simples adaptação, mas são desenvolvidas diretamente em Libras para o público surdo, por professores surdos e ouvintes bilíngues (fluentes em Libras). São aulas, exercícios e simulados todos em Libras.

“Isso faz com que os alunos consigam compreender melhor e, portanto, tirar notas maiores nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), por exemplo”, disse Bruna Enne.

Apesar da Libras ser reconhecida como língua oficial do Brasil desde 2002, a coordenadora do projeto, Eliete Guimarães Vasques, lembrou que ainda há muitos desafios para a inclusão de pessoas surdas na educação.

“A falta de acesso à informação e de intérpretes qualificados são alguns dos principais obstáculos que os estudantes surdos enfrentam. Por isso, o ‘Superando Barreiras’ é importante. Porque através deste pré-vestibular, pessoas surdas ou com deficiência auditiva vão ter acesso aos mesmos recursos educacionais que as ouvintes, com um material de qualidade. Isso também ajuda a aumentar a inclusão social e a promover a igualdade de oportunidades para todos”, destacou Eliete.

O secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, disse que oferecer condições para o ingresso ao ensino superior é favorecer à cidadania.

“O pré-vestibular em Libras é fundamental para a inclusão de pessoas surdas na educação superior e para a promoção da igualdade de oportunidades. O objetivo é contribuir para a formação dessas pessoas e de uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, disse Uchôa.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, que acumula o cargo de secretário de Educação, Sérgio Sodré, acredita que, a partir deste pré-vestibular exclusivo, mais PCDs poderão ser absorvidos pelo mercado de trabalho.

“Estamos dando condições para que essas pessoas possam se submeter a provas para ingressarem no ensino superior. Temos trabalhado para desenvolver os talentos da nossa cidade. Muitos valores acabam ficando escondidos. Oferecer um curso como este é capacitar quem precisa e promover cidadania e inclusão social”, disse Sodré.

Tags: #deficiência auditiva#educação#pessoa com deficiência#pré-vestibulardestaquesVOLTA REDONDA
Anterior

Secretário Estadual de Defesa Civil visita Barra Mansa

Próximo

Prazo para matrícula de aprovados na primeira chamada do Sisu vai até quarta, 8

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Prazo para matrícula de aprovados na primeira chamada do Sisu vai até quarta, 8

Prazo para matrícula de aprovados na primeira chamada do Sisu vai até quarta, 8

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados