Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Eleições 2022

TRE mantém indeferida candidatura de Zezé Porto a deputado federal

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
28 de setembro de 2022
em Eleições 2022
0
TRE mantém indeferida candidatura de Zezé Porto a deputado federal
Share on FacebookShare on Twitter

Desembargadores rejeitaram embargo de declaração nesta terça-feira, dia 27; Tribunal aplicou a Lei da Ficha Limpa; decisão cabe recurso no TSE

Por 7 votos a 0, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve indeferida a candidatura do ex-prefeito de Paraty, Zezé Porto, a deputado federal. Em sessão realizada nesta terça-feira, 27 de setembro, os desembargadores negaram o embargo de declaração e mantiveram também negado o registro de candidatura ao ex-prefeito de Paraty. O Tribunal se apoiou na Lei da Ficha Limpa.

O relator do processo foi o desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, que seguiu o acórdão publicado sobre o caso.

Segundo o acórdão, estão preenchidos os pressupostos para a caracterização da inelegibilidade: “Dessa forma, à luz dessas considerações, tem-se que estão preenchidos todos os pressupostos para a caracterização da inelegibilidade do art. 1º, I, “g”, da Lei Complementar nº 64/90, com efeitos para o pleito que se avizinha, inviabilizando, portanto, o deferimento do requerimento de registro de candidatura.

Segundo o Relator: “verifica-se que, não obstante o candidato tenha sanado diversos apontamentos identificados pela Secretaria Judiciária, não trouxe aos autos certidão criminal da Justiça Federal de 1º grau válida, uma vez que a apresentada no id 31231882 não atende às exigências do art. 3º da Res. TRE/RJ nº 1.237/2022, expedida há mais de 60 dias da data de sua juntada, em 29/08/2022, tal qual constatado pela serventia no id 31234306”.

De acordo com o acórdão do TRE, “observa-se dos documentos anexados que o candidato teve por duas vezes reprovadas as suas contas de gestão pela Câmara Municipal de Paraty, nos autos do Processo Administrativo nº 001/2020, instaurado naquela casa legislativa, que manteve decisões do Tribunal de Contas do Estado”, diz um trecho do documento.

Ainda segundo o acórdão, “A primeira situação teve por lastro o Processo Administrativo nº   TCE nº 218.029-5/2011, convertido em Tomada de Contas ex officio, que reconheceu  a prática de sobrepreço no Contrato nº 093/2011, de locação de automóveis firmado entre a Prefeitura de Paraty e uma sociedade empresária e resultou em imputação de débito e multa,  tendo a Casa Legislativa referendado a rejeição das contas pelo TCE, mediante a Resolução nº 341 de 30/03/2021, nos seguintes termos  (id 31145012 – p. 17, 18 e 19).

A única saída para Zezé é recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Zezé diz ser vítima de perseguição política

Em suas redes sociais, o ex-prefeito de Paraty disse que está sendo vítima de perseguição política por parte dos adversários e dos “inimigos de Paraty”. Zezé chegou a fazer um alerta de que notícias falsas estão sendo divulgadas na cidade sobre sua candidatura. Segundo o ex-prefeito, estão falando na cidade que seus votos não serão computados nas urnas.

– Você morador de Paraty pode ter certeza de que quando for votar, verá meu nome e minha foto na urna. Você que me conhece, que confia em mim, que já confiou, pode confiar mais uma vez, pode votar Zezé – disse o ex-prefeito.

Tags: destaquesEleições 2022Paraty
Anterior

Carro avança sobre linha férrea e provoca acidente em Barra Mansa; vídeo

Próximo

Resende: briga entre moradores de rua termina com um morto

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Resende: briga entre moradores de rua termina com um morto

Resende: briga entre moradores de rua termina com um morto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados