Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Volta Redonda leva Programa de Inclusão Produtiva à Vila Mury

Redação Folha do Interior by Redação Folha do Interior
22 de maio de 2026
em Cidades
0
Volta Redonda leva Programa de Inclusão Produtiva à Vila Mury
Share on FacebookShare on Twitter

Evento reuniu atualização do Cadastro Único, orientações de saúde, atendimentos sociais e oficinas voltadas à geração de renda

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou nessa quinta-feira, 21, o evento: “Inclusão Produtiva em Ação”, na Praça Namen Cury, no bairro Vila Mury. Promovida pelo Centro de Inclusão Produtiva do bairro e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Retiro – unidades do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) –, a iniciativa ofereceu uma série de serviços gratuitos voltados ao fortalecimento da cidadania, inclusão social e geração de oportunidades para a população.

Ao longo do dia, moradores tiveram acesso ao mutirão de inclusão e atualização do Cadastro Único, Assistência Social Jurídica, orientações sociais, palestras em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) sobre a importância do acompanhamento de saúde, bem-estar e saúde mental na terceira idade, além de serviços do Caminhão Salão da Cidadania, como corte de cabelo.

A ação também contou com divulgação de oficinas e atividades voltadas à inclusão produtiva, ampliando o acesso da população a oportunidades de qualificação e fortalecimento da autonomia das famílias, para o acesso ao mundo do trabalho, atendidas pela rede socioassistencial do município. Durante o evento, também foram apresentadas oficinas que serão oferecidas no próximo semestre pelo Programa de Inclusão Produtiva, como pintura, artesanato e manicure.

A coordenadora do Cras Retiro, Adelvânia Guedes, destacou que a proposta da ação é aproximar os serviços públicos da população e incentivar a participação dos moradores nas atividades ofertadas pelo município.

“O nosso objetivo é trazer as pessoas para o Programa de Inclusão Produtiva, participar das nossas oficinas e, a partir daí, construir caminhos para geração de renda e autonomia das famílias”, afirmou a coordenadora.

A coordenadora do Centro de Inclusão Produtiva da Vila Mury, Sandra Ferreira Vieira, explicou que a ação organizada em parceria com o Cras Retiro visa fortalecer o acesso da população aos serviços socioassistenciais.

“Nosso objetivo foi manter essa parceria em prol da população. Estamos realizando mais uma busca ativa para incluir os usuários nos serviços ofertados pelo Cras e também pelo Programa de Inclusão Produtiva. Além disso, trouxemos a campanha Maio Laranja, em parceria com equipamentos da Proteção Social Especial (DPSE), fortalecendo a conscientização sobre o combate à violência contra crianças e adolescentes”, ressaltou.

Serviço mais próximo da população

Moradora do bairro Vila Mury, Joana Darc da Silva Pereira, de 75 anos, aproveitou a ação para renovar o Cadastro Único e destacou a importância de a iniciativa acontecer próxima à residência dos moradores. “Eu já faço parte do grupo e vim renovar meu Cadastro Único. Ter essa atividade pertinho da nossa casa é maravilhoso”, afirmou.

Moradora do bairro Retiro, Carla do Rosário Felipe, de 66 anos, também aproveitou a ação para buscar serviços e orientações. “Eu participo do grupo e vim aproveitar para resolver algumas questões, como o rendimento do imposto de renda e também fazer o meu Cadastro Único”, contou.

A subsecretária Municipal de Assistência Social, Larissa Garcez, ressaltou a importância da integração entre os serviços oferecidos durante a ação. “É um trabalho que reúne diferentes frentes de atendimento para oferecer mais cuidado, orientação e acesso aos direitos. Quando os serviços chegam mais próximos da população, conseguimos ampliar o alcance das Políticas Públicas e fortalecer o vínculo com a comunidade”, disse Larissa.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiane Alves, enfatizou que ações itinerantes são fundamentais para ampliar o acesso nos territórios, e garantir oferta de serviços da Assistência Social.

“Levar os serviços diretamente aos bairros facilita o acesso da população e fortalece a Proteção Social Básica. Essas ações aproximam ainda mais a Assistência Social das famílias e ajudam a garantir direitos e oportunidades”, destacou Cristiane.

Tags: destaquesInclusão ProdutivaVila MuryVOLTA REDONDA
Anterior

Motociclista com moto barulhenta é identificado em Volta Redonda

Próximo

Evento “Mãe de Pet” reúne ações de conscientização e bem-estar animal neste sábado em Barra Mansa

Redação Folha do Interior

Redação Folha do Interior

Próximo
Evento “Mãe de Pet” reúne ações de conscientização e bem-estar animal neste sábado em Barra Mansa

Evento “Mãe de Pet” reúne ações de conscientização e bem-estar animal neste sábado em Barra Mansa

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados