Nesta terça e quarta-feira (12 e 13), evento no Bairro Santa Cruz reunirá palestras, rodas de conversa e grupos de trabalho para discutir propostas de equidade de gênero e inclusão social
Nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, Volta Redonda sediará a 2ª Conferência Livre de Políticas Públicas para Mulheres, um espaço democrático de escuta, construção coletiva e fortalecimento das pautas femininas no município. Com o tema “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento busca ampliar a participação das mulheres na formulação de políticas públicas que promovam justiça social, equidade de gênero e inclusão.
A conferência acontecerá das 13h às 17h, na sede da Associação de Moradores do Bairro Santa Cruz, localizada na Avenida dos Ex-Combatentes, no bairro Santa Cruz. A programação inclui palestras, rodas de conversa, grupos de trabalho e plenárias, com foco na elaboração de propostas que reflitam as reais necessidades das mulheres da cidade.
A abertura oficial será nesta terça-feira, dia 12, com acolhida das participantes e coffee break, seguida da leitura e aprovação do regimento interno. Um dos momentos mais aguardados é o “Fala Mulher”, espaço dedicado à escuta ativa de relatos, experiências e reivindicações das mulheres da comunidade. No segundo dia, os grupos de trabalho irão se reunir para formular propostas legislativas, que serão apresentadas e validadas em plenária final.
O evento é organizado pelos Institutos Mariana Crioula e Mães Sociais, representados por Margot Ramalhete e Fernanda Inácio, que vêm atuando de forma ativa na promoção dos direitos das mulheres e na mobilização comunitária em Volta Redonda. A conferência reafirma o compromisso com a construção de políticas públicas inclusivas, participativas e transformadoras.
Para mais informações e cobertura, entre em contato com a Comissão Organizadora @marianacrioulavr @maes.sociais



















