Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Volta Redonda: reforma e revitalização de área de lazer do Retiro é entregue a moradores

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
23 de dezembro de 2025
em Cidades
0
Volta Redonda: reforma e revitalização de área de lazer do Retiro é entregue a moradores
Share on FacebookShare on Twitter

Espaço fica na Avenida Sávio Gama e recebeu investimento em torno de R$ 200 mil

Os moradores do bairro Retiro receberam um presente de Natal antecipado na noite dessa segunda-feira, dia 22, com a entrega da reforma e revitalização da Praça de Lazer Adelino Gonçalves Corrêlo, realizada pela Prefeitura de Volta Redonda. O espaço fica na Avenida Sávio Gama, em frente à esquina com a Avenida Waldir Sobreira Pires, e recebeu investimento em torno de R$ 200 mil.

Entre as melhorias realizadas estão a transformação do antigo quiosque em um espaço fechado de convivência, além da recuperação do mobiliário da praça, como bancos e mesas para jogos. A obra teve como foco oferecer mais conforto, acessibilidade e qualidade de vida aos frequentadores, especialmente da Melhor Idade.

Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsável pela fiscalização do serviço, o projeto foi desenvolvido a partir da infraestrutura já existente. Foram realizadas adequações e ampliações nas partes elétrica e hidráulica, além da recuperação do mobiliário fixo da praça.

“Um dos objetivos era manter as características da praça de lazer, que é referência para a população local, adequando-a para um melhor aproveitamento”, explicou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles.

Quiosque multifuncional

O quiosque original, que antes era aberto, recebeu paredes de alvenaria e amplas janelas, permitindo a utilização do espaço para diversas atividades de lazer e convivência. O local conta com ar-condicionado, churrasqueira, pia com bancada e estrutura adequada para receber mobiliário.

Além das melhorias estruturais realizadas pelo município, a Associação dos Parceiros do Baralho, da Dama e do Dominó do Retiro adquiriu, com recursos próprios, parte do mobiliário e dos equipamentos que serão utilizados no espaço. Segundo o coordenador da associação, Dário José Maria Fernandes, os itens foram comprados com a contribuição dos próprios frequentadores.

“Nós já temos seis jogos de mesa e cadeira, armário, geladeira, seis toalhas para jogos, seis jogos de baralho, além de canetas e cadernetas para anotações”, detalhou Dário.

O projeto também incluiu a construção de uma pequena sala de reuniões e de um banheiro unissex com acessibilidade, seguindo modelo fornecido pelo IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano). Uma rampa de acesso foi implantada para garantir inclusão, além de adequações no sistema de escoamento de águas pluviais. O telhado existente foi revitalizado e pintado.

Inauguração

Durante a inauguração, Dário José Maria Fernandes também destacou a importância do espaço para a comunidade. “Este espaço tem um valor imensurável para nós. São mais de 80 pessoas que participam das atividades, diariamente ou de forma esporádica. Antes da reforma, o local não tinha estrutura adequada e, quando chovia, ficava muito difícil permanecer aqui. Hoje o espaço está lindo, traz saúde mental, espiritual, fortalece a amizade e vamos zelar muito por ele.”

O presidente da Associação de Moradores do bairro Vila Mury, Ramon Adão, ressaltou o valor simbólico da revitalização para os moradores. “Sempre defendemos que o Retiro tivesse um espaço digno como outros bairros já têm. Esse local faz parte da história da comunidade, e peço que todos cuidem dele como cuidam de suas casas. É uma honra para os moradores receber uma obra tão importante.”

Representando o deputado estadual Munir Neto, o subprefeito do bairro Retiro, Fernando Martins, destacou o impacto da obra na qualidade de vida da população. “Esta é uma noite memorável para a história da comunidade. É raro ver pessoas da terceira idade podendo se reunir em uma praça com paz, segurança e conforto para conversar e jogar. O deputado Munir, junto com o prefeito Neto, tem sido um grande parceiro da cidade, trazendo serviços e investimentos importantes para o Retiro”, disse Fernando Martins.

O vereador Betinho Albertassi explicou a origem da iniciativa e o objetivo do projeto. “Essa ideia nasceu a partir de uma conversa com o ex-deputado Edson Albertassi, quando percebemos a necessidade de oferecer um espaço digno para os idosos que se reuniam aqui para jogar baralho, dama e dominó. O prefeito Neto prontamente atendeu ao pedido e, junto com os frequentadores, construímos um projeto que garantisse mais conforto, dignidade e qualidade de vida. É um privilégio entregar essa obra à comunidade”, comentou o vereador.

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou a relevância da praça para o bairro e para a convivência comunitária. “Acho que valeu a pena esperar pela conclusão da obra. Agora, os moradores contam com um espaço totalmente renovado, mais confortável, acessível e com melhores opções de lazer. Essa praça é um ponto tradicional de encontro da comunidade, principalmente para a terceira idade, e precisava oferecer mais dignidade, segurança e bem-estar. Tenho certeza de que este espaço vai proporcionar muitos momentos agradáveis de convivência, fortalecendo os laços entre os moradores e valorizando ainda mais o bairro Retiro”, concluiu o prefeito.

Tags: Área de lazerdestaquesReformaRetiroVOLTA REDONDA
Anterior

Coral Municipal encerra Cantatas de Natal com apresentação na Prefeitura de Volta Redonda

Próximo

Saae de Volta Redonda alerta para interrupção temporária no abastecimento de água

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Saae-VR disponibiliza caminhões pipa para moradores co Roma e Rio das Flores

Saae de Volta Redonda alerta para interrupção temporária no abastecimento de água

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    Operação da Polícia Civil e do BAC prende suspeito de envolvimento na invasão da Vila Brasília, em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Padre Juarez Sampaio encerra missão após quatro anos na Paróquia de Santo Antônio em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN lança novo Programa de Segurança para 450 gestores

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

Engavetamento com 20 veículos na Via Dutra deixa 11 feridos após motorista de ônibus infartar

30 de outubro de 2026
Barra do Piraí e AgeRio levam ação de microcrédito a empreendedores de Ipiabas e Califórnia

Inadimplência bate recorde e chega a 8,1% no Brasil

30 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados