Apresentação aconteceu no Colégio Estadual Baldomero Barbará
Com uma linguagem mais próxima dos alunos, de modo que informe e alcance a juventude, foi lançado em Barra Mansa, nesta sexta-feira, 28, o “#SeLigaAí”, um boletim informativo da Ronda Escolar. A Reunião do Conselho Comunitário de Conselho foi realizada com o objetivo de divulgar o impresso para professores, estudantes, oficiais e membros de órgãos públicos. A iniciativa foi estimulada pelo 28º Batalhão da Polícia Militar (28º BPM) em conjunto com a Guarda Municipal e Diretores de escolas.
A tenente-coronel do 28ºBPM, Luciana Rodrigues, pontuou a finalidade do jornal. “O intuito do nosso jornal é falar na linguagem do jovem. Passar para os estudantes que eles têm responsabilidades e que seus atos geram consequências. O jovem e adolescente atual está muito conectado a internet, então, a ideia é trazer eles de novo para a segurança pública, para escola, Ministério Público, Juizado, todos esses órgãos que estão preocupados com a educação. Hoje em dia temos muitas ocorrências nas escolas”, destacou a tenente-coronel.
O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, ressaltou a importância de incentivar a integração entre o poder público e as escolas. “A prefeitura, a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Educação estão diretamente envolvidos nesse projeto. O jornal é um projeto idealizado pelas diretoras das escolas, juntamente com a tenente-coronel Luciana Rodrigues, comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, para informar através de quadrinhos a história da Ronda Escolar, os feitos da Ronda e o trabalho diário”, disse o comandante.
O aluno do 3º ano do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, Christopher Faustino da Silva, relatou o sentimento dos estudantes quando foram comunicados sobre o lançamento do jornal. “Foi nos apresentado um projeto em relação a Ronda Escolar e logo na primeira reunião que foi explicado o intuito do projeto, achamos muito interessante e abraçamos a causa. É algo necessário, são situações que acontecem nas escolas que exigem um acompanhamento mais de perto, uma atenção maior dos alunos, dos professores, dos diretores”, frisou o estudante.