Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Sem categoria Cidades

Parque Tobogã em Resende é pioneiro na implantação de brinquedos adaptados

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
30 de outubro de 2019
em Cidades, Entretenimento
2
Parque Tobogã em Resende é pioneiro na implantação de brinquedos adaptados
Share on FacebookShare on Twitter

Instalação do kit inclui gangorra e skate inclusivos, balanço jardim cadeirante e tirolesa despertar

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, avança em mais uma conquista para modernizar a cidade e dar acessibilidade às crianças com deficiências: a implantação de brinquedos adaptados em parques públicos. A primeira área de lazer a ser contemplada será o Parque Tobogã, situado no bairro Vila Julieta, conhecido como Alvorada. O segundo destino já programado é o Parque das Águas, localizado no bairro Jardim Jalisco. Com a iniciativa da atual gestão, o município ganha posição pioneira na instalação do kit inclusivo, composto por gangorra, skate, balanço e tirolesa, na região.

Para a instalação do kit, a equipe de obras da Prefeitura realizou uma vistoria e escolheu o melhor lugar do Parque Tobogã para abrigar o complexo infantil adaptado. No espaço em questão, o gramado foi retirado e o terreno nivelado para iniciar a concretagem, que está prevista para os próximos dias. A etapa seguinte do processo será a montagem dos brinquedos removíveis, que já foram entregues pelo fabricante.

Cada equipamento itinerante adquirido possui características que auxiliam no desenvolvimento de pessoas com deficiências e garantem bem-estar social. A gangorra inclusiva, que é dotada de estrutura para cadeira de rodas, visa desenvolver o controle do corpo, o equilíbrio e a coordenação motora, além de estimular a imaginação, bem como o sistema nervoso. O skate inclusivo tem estrutura para marcha, que possibilita ao usuário ficar em pé com suporte do colete suspenso skaterapia. A atividade permite que a criança experimente a sensação de liberdade.

Já o balanço jardim cadeirante possui adaptação para cadeira de rodas. Este balanço apresenta recursos que desenvolvem o controle do corpo, equilíbrio e a coordenação. O brinquedo também proporciona criatividade, estimulando o sistema nervoso central, além de segurança nos movimentos. Por sua vez, a tirolesa despertar foi fabricada para a prática de marcha, exercícios e dança. O aparelho possibilita ao usuário ficar em pé com apoio de colete suspenso para curtir a sensação de liberdade.

O prefeito Diogo Balieiro Diniz destacou que a compra dos equipamentos inclusivos servirá para o lazer das crianças que apresentam deficiências, além de contribuir para a socialização nos espaços públicos da cidade.

— O desenvolvimento das crianças com deficiências é umas das prioridades da nossa gestão. O Parque Tobogã, que já abriga o Programa Gente Eficiente, será o primeiro lugar a receber os brinquedos adaptados. Os equipamentos são seguros e possuem recursos fundamentais para o crescimento saudável e diversão das crianças que precisam de um cuidado todo especial. A socialização para as pessoas com deficiências é outro fator importante, que deve estar inserido no contexto dos parques públicos, com opções para a interação de todos os seus frequentadores. A implantação do complexo infantil adaptado é pioneira na região. Vale lembrar que o ‘Gente Eficiente’, que oferece várias oficinas ao público com deficiência, já foi beneficiado com instrumentos e uniformes personalizados para a criação de fanfarra, além de um ônibus adaptado com capacidade para 27 usuários, recentemente. O objetivo da iniciativa é viabilizar qualidade de vida e desenvolvimento integral às pessoas com deficiências – reforçou.

Após a instalação dos brinquedos adaptados no Parque Tobogã, o próximo local a ser contemplado será o Parque das Águas.

Anterior

Encontro em Barra Mansa promove lançamento de jornal para conscientização de boas práticas nas escolas

Próximo

Escola de Resende é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Escola de Resende é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Escola de Resende é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Comentários 2

  1. Sistcom Sistema comercial says:
    5 anos ago

    Parabéns pelo site!

    ótimo conteúdo.

    Desejo-lhes sucesso.

    Responder
  2. design de unhas says:
    5 anos ago

    Parabéns pelo trabalho!

    Desejo-lhes sucesso.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    Katia Miki anuncia reforma de espaços de lazer no Belvedere

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • CSN reúne 43 empresas em seminário sobre tecnologia e inovação na siderurgia em Volta Redonda

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Instituto Cultural Beleza Negra inaugura sede no Centro de Barra do Piraí

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

‘Maria Bonita na Cidade de Oz’ terá apresentações gratuitas em Resende e Barra Mansa

16 de setembro de 2026
OAB-RJ apoia operação contra golpe do falso advogado e faz alerta à população

OAB-RJ vai à Justiça para garantir funcionamento de 30% das agências da Caixa durante greve

16 de setembro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados