Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Banner
Folha do Interior
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Cidades

Corpus Christi: Douglas Ruas prestigia tapete de sal de São Gonçalo

Vinicius Ramos by Vinicius Ramos
4 de junho de 2026
em Cidades
0
Corpus Christi: Douglas Ruas prestigia tapete de sal de São Gonçalo
Share on FacebookShare on Twitter

Projeto que torna tradição patrimônio cultural imaterial do RJ tramita na Alerj

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Douglas Ruas, participou nesta quinta-feira (4), dia de Corpus Christi, das celebrações tradicionais do tapete de sal de São Gonçalo. No evento, destacou o avanço, na Casa Legislativa, do projeto de lei de sua autoria que reconhece o tapete de sal como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro.

A proposta já recebeu aprovação em primeira discussão no plenário da Alerj e segue agora para segunda discussão. O projeto busca valorizar oficialmente uma tradição que há quase três décadas mobiliza milhares de gonçalenses durante a celebração de Corpus Christi.

Marco importante para a Igreja Católica, a solenidade celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, por meio do sacramento do corpo e sangue de Cristo. Em São Gonçalo, a tradição reúne mais de 6 mil voluntários na confecção dos tapetes, utilizando cerca de 50 toneladas de sal, além de materiais como serragem, borra de café, pedrarias e tintas.

  • Sou nascido e criado em São Gonçalo, tenho um orgulho enorme dessa tradição que faz parte da memória afetiva de tantas famílias da nossa cidade. Desde criança acompanho a confecção dos tapetes ao lado dos meus pais. Ver essa manifestação de fé, união e dedicação tomando as ruas todos os anos é emocionante. O projeto que apresentamos na Alerj é uma forma de reconhecer oficialmente a importância cultural e religiosa dessa celebração para o nosso povo -afirmou Douglas Ruas.

Ao longo de mais de dois quilômetros de extensão, aproximadamente 240 tapetes são confeccionados entre a Rua Coronel Moreira César, no Zé Garoto, e a Rua Nilo Peçanha, nas proximidades do Clube Mauá, no Centro da cidade.

Os tradicionais tapetes representam cenas religiosas e remetem simbolicamente à entrada de Jesus em Jerusalém, transformando a celebração em um dos maiores símbolos culturais e religiosos de São Gonçalo.

Procissão

Às 15h, o deputado Douglas Ruas participou da tradicional procissão de Corpus Christi, que saiu da Igreja de Sant’Ana, na Praça Onze, em direção à Catedral Metropolitana do Rio. Antes do início da caminhada religiosa, o parlamentar também se reuniu com bispos, padres e demais lideranças da Igreja Católica. A programação será encerrada com a Missa Solene na Catedral, uma das principais celebrações da data no estado.

Tags: AlerjCorpus ChristidestaquesDouglas ruasSão Gonçalotradição
Anterior

Jairinho é condenado a mais de 43 anos de prisão pela morte de Henry Borel

Próximo

AGU vai defender Moraes em processo nos EUA

Vinicius Ramos

Vinicius Ramos

Próximo
Alexandre de Moraes é eleito presidente do TSE

AGU vai defender Moraes em processo nos EUA

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas da Folha

  • Sem concessionária, Prefeitura de Barra do Piraí auxilia na liberação da BR-393 após acidente fatal

    Sem concessionária, Prefeitura de Barra do Piraí auxilia na liberação da BR-393 após acidente fatal

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Família de menino de 8 anos faz campanha para custear tratamento em São Paulo

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Tragédia na BR-393: família que morreu seguia de Juiz de Fora para Costa Verde

    0 shares
    Share 0 Tweet 0

O Jornal Folha do Interior é uma publicação exclusiva da VRP Comunicação Integrada LTDA e veicula notícias da Região Sul Fluminense, de todo Estado do Rio, do País e do Mundo. O jornal foi fundado em maio de 2003.

Categorias

  • Ação Social
  • Acidente
  • Agronegócio
  • Alerj
  • Alerta de Chuvas
  • Artigo/Opinião
  • Carnaval
  • Cidades
  • Comportamento
  • Concurso Público
  • Copa do Mundo 2026
  • Cultura
  • Direito do Cidadão
  • Economia
    • Comércio
    • Dinheiro
    • Impostos
    • Indústria
    • Mercado
    • Meu Emprego
    • Turismo
  • Educação
  • Eleições 2022
  • Eleições 2024
  • Eleições 2026
  • Entretenimento
    • Cinema
    • Diversão
    • Gastronomia
    • Lazer
    • Música
    • Shows
    • Teatro
  • Esporte
    • Automobilismo
    • Ciclismo de Estrada
    • Copa do Mundo do Catar
    • Futebol
    • Mountain Bike
  • Estado do Rio
  • Geral
  • Homenagem
  • Interior Forte, Estado Forte
  • Internacional
  • Justiça
  • Legislação
  • Meteorologia
  • Negócios & Oportunidades
  • Operação Lei Seca
  • País
    • Cultura
    • Meio Ambiente
    • Política
    • Tecnologia
  • Pandemia Covid-19
  • PCD
  • PET
  • Polícia
  • Política
  • Previsão do Tempo
  • Rodovia
  • Saúde da Mulher
  • Saúde Pública
  • Segurança Pública
  • Sem categoria
    • Cidades
    • Saúde
  • Sindical
  • Trânsito
  • Transporte Público
  • Violência Contra a Mulher
Política de Privacidade

Últimas Notícias

Cantor Netinho morre aos 60 anos após complicações de câncer

Cantor Netinho morre aos 60 anos após complicações de câncer

13 de outubro de 2026
Limpeza na captação de água pode afetar abastecimento em Barra do Piraí

Limpeza na captação de água pode afetar abastecimento em Barra do Piraí

13 de outubro de 2026

© 2026 Todos os direitos reservados

http://Salao.turismo.gov.br

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2026 Todos os direitos reservados